O segundo terrário urbano de Porto Alegre foi oficialmente inaugurado neste sábado (5), no bairro Bom Fim, um dos mais tradicionais da Capital.
Diferente do primeiro terrário urbano da Capital, que oferece academia ao ar livre, rampa de skate e mesas para jogos de tabuleiro no bairro Petrópolis, a esquina das ruas Irmão José Otão com a Garibaldi tem apenas uma loja de conveniência e um pequeno gramado para que animais de estimação convivam com seus tutores.
Neste sábado, uma cerimônia foi feita com garçons entregando salgadinhos e bebidas para os vizinhos e vizinhas que aparecessem por ali. A loja, que funciona dentro de um contêiner, tem como diferencial a venda de rações e petiscos para cães e gatos, além dos demais itens comuns em um pequeno comércio de bairro.
No começo da tarde, as irmãs Beatriz Feris Gabriel, 72 anos, e Ionemaria Gabriel, 75, e o filho dela Tiago Gabriel, 50, apreciavam cervejas long neck e beliscavam salgadinhos de festa ao som do violão e voz do cantor Felipe Viren, 30. As clientes moram no prédio que fica na esquina oposta, no mesmo cruzamento, e festejam a chegada da atração comercial ao bairro.
— Melhorou a iluminação e a segurança, tanto no trânsito quanto nas calçadas — diz Ionemaria.
— Fazia falta algo mais moderno, assim, para a região. Achamos nota 10, vai ser uma boa opção para fazermos pequenas compras e lanches — complementou Beatriz.
O nome terrário
O espaço tem este nome em referência ao efeito positivo que as minhocas têm no habitat terroso em que vivem, chamado de terrário. A área de convivência foi construída em um terreno que estava abandonado e servia como moradia para pessoas em situação de rua, ou estacionamento irregular.