O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, recebeu a chama simbólica da pátria em solenidade realizada na tarde desta sexta-feira (25), no Paço Municipal. O evento teve início às 17h e contou com apoio da banda do 3º Batalhão de Polícia do Exército, que executou os hinos nacional e do Rio Grande do Sul.
Antes de chegar à Capital, a chama estava na cidade de Butiá, na Região Carbonífera, após ter percorrido quase 300 municípios do RS, conduzida pela Liga de Defesa Nacional. O presidente do Conselho Consultivo da Liga, coronel Marco Danghi Pinheiro, destacou a importância do sentimento de patriotismo para o povo brasileiro.
— A gente vê absoluta necessidade de que os jovens participem disso, que se resume naquela frase que nós sempre citamos: a alma de uma nação é o espírito patriótico de seu povo. Isso não é só retórico, é a ligação que nós temos daqui do Rio Grande do Sul, a Roraima, ao Amapá, é o patriotismo, nossa bandeira, nosso hino, nossa história, essas coisas que têm importância na consolidação de um sentimento de pertencimento — ressalta o oficial.
Neste ano, os temas sugeridos para a Semana da Pátria são o centenário da Revolução de 1923 e a morte do poeta Ruy Barbosa, do qual Melo recitou um trecho de um poema ao microfone.
— De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto. Isso diz muito sobre a nossa brasilidade — disse o prefeito.
A diretora-presidente do Grupo Escoteiro do Mar Passo da Pátria, Débora Baraibar, prestigiou o evento representando a entidade da zona sul de Porto Alegre, que tem 52 anos de história e mais de 70 integrantes.
— O Passo da Pátria tem uma tradição já em Porto Alegre. É um evento super importante que rememora o que é um feito para a Independência do país. São momentos que remarcam tanto para nós, adultos, quanto para os jovens. A gente tenta, ao máximo, participar dessas ações pra gente reafirmar aquilo que é de importância, que é a nossa pátria — diz.
A pira ficará em vigília para visitação pública no Paço Municipal até 7 de setembro. No dia 1º de setembro, uma centelha, colhida na Pira da Pátria de Porto Alegre, será levada por atletas da Brigada Militar e da Liga de Defesa Nacional até o Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção, sendo aberta, oficialmente, a Semana da Pátria.