A troca de um poste pela CEEE Equatorial na esquina da Rua Artur Rocha com a Tenente Coronel Fabrício Pilar, no bairro Auxiliadora, zona norte de Porto Alegre, teria deixado uma residência no escuro por cerca de uma semana.
Segundo relata a moradora Iloí Nunes, 53 anos, durante o serviço realizado pela concessionária, no começo do mês, a estrutura que pertence à residência, que contém o medidor e guia os cabos elétricos da rua para a casa, quebrou e ficou inclinado sobre o portão da garagem.
— Eu vi o serviço sendo feito. Os fios foram puxados do lado de lá e inclinaram o poste deste lado de cá. Gritei da janela, eles pararam e não deram bola. Depois deixaram tudo de qualquer jeito, e o poste quase caindo sobre a calçada — relata Rodrigo Benites, 50, vizinho de Iloí.
Apesar do serviço da CEEE Equatorial ter sido realizado no começo de agosto, Iloí diz que ficou sem energia elétrica desde a última terça-feira (22) até esta segunda-feira (28). Depois de tanto insistir para que fosse tomada uma atitude, técnicos da empresa verificaram o risco e desligaram a energia da casa, mas não repararam o problema. Esta situação nova fez com que os alarmes de segurança, as luzes do quintal e o portão elétrico não pudessem ser utilizadas, além do chuveiro elétrico, modem de internet, tomadas e demais eletrodomésticos da residência.
Ela e o vizinho relatam insegurança durante as noites sem iluminação pública suficiente na calçada em frente. Iloí tem três filhas, entre 10 e 18 anos de idade. A mais nova, Sofia, sofre com asma e precisa de nebulizações periódicas, principalmente quando a temperatura está baixa, como nestes últimos dias.
— Chego a chorar de raiva, é desumano. O maior problema tem sido a saúde da Sofia. Precisamos ir tomar banho, lavar as roupas e carregar nossos celulares na casa da minha irmã. Mas de noite fica um breu, dormimos cedo, temos medo de sair na rua no escuro. Perdemos muita carne e outros alimentos por conta da geladeira desligada — relata Iloí.
— Tem gente pousando na lua, e a gente aqui não tem poste e iluminação decentes — queixa-se Benites, que também tem ajudado a família vizinha.
Iloí tem protocolos de quatro atendimentos e um boletim de ocorrência registrado contra a CEEE Equatorial, devido ao prejuízo ao seu patrimônio e nenhum reparo ou ressarcimento ter sido feito pela companhia. Na última quinta-feira (24), depois de duas semanas nessa situação, um poste novo foi comprado por ela para substituir o avariado em sua residência, e foi solicitado à CEEE Equatorial a religação da energia elétrica da casa. No entanto, foi só por volta das 14h desta segunda-feira (28), um dia antes de o caso completar sete dias sem solução, que a empresa enviou uma equipe para refazer a ligação do imóvel com a rede. De acordo com Iloí, a equipe deixou o local por volta das 15h30min, mas tinham esquecido de ligar o disjuntor.
Com a energia restabelecida, a proprietária do imóvel ainda tenta recuperar o valor investido no poste, uma vez que a estrutura não tinha danos antes da CEEE Equatorial fazer a troca do poste da rede de distribuição. Um poste residencial novo, como o colocado na casa da moradora, é anunciado na internet por cerca de R$ 1 mil.
A CEEE Equatorial afirmou, através de nota, que irá indenizar a cliente caso a responsabilidade de empresa seja comprovada por meio da revisão das manutenções feitas ao longo do mês. "A CEEE Grupo Equatorial Energia informa que uma equipe está em campo realizando o serviço neste momento e fará a apuração do ocorrido. Caso seja constatada a responsabilidade da companhia no dano, o cliente será indenizado", afirma a empresa.