O projeto privado de um letreiro com o nome de Porto Alegre já desperta o interesse de patrocinadores. Com previsão de ser iluminado, ter 142 metros de comprimento e letras com 14 metros de altura, o painel seria instalado no Morro da Polícia, na zona leste da Capital.
— Duas empresas já concordaram em patrocinar o letreiro — afirma o arquiteto Alan Cristian Tabile Furlan, responsável pelo desenvolvimento do projeto, sem citar nomes.
Conforme o profissional, a estimativa é de que o letreiro seja entregue à população em março de 2024. A instalação da estrutura está orçada em cerca de R$ 1,3 milhão.
— O principal do projeto é colocar o letreiro, que é um símbolo da cidade — explica Furlan.
Se a proporção pretendida se confirmar, o letreiro será maior do que o de Hollywood, situado sobre o Monte Lee, na região norte de Los Angeles, que possui 106m70cm de comprimento e letras com 13m70cm de altura.
Nesta terça-feira (4), o arquiteto esteve no topo do morro para fazer imagens topográficas com auxílio de drone. Segundo ele, o conceito do projeto está finalizado e os herdeiros do terreno onde o letreiro será instalado demonstraram interesse em ceder e preservar o espaço para abrigar a estrutura.
— Estamos organizando a documentação e a parte burocrática. Uma empresa será responsável por gerir o parque — antecipa.
A ideia é que seja criada uma área de lazer junto ao letreiro com mirante. Haveria playground, bancos, bebedouros, banheiros, trilhas em piso de saibro para caminhadas e cercamento no entorno. Além disso, está sendo projetada uma área gastronômica com estrutura para receber food trucks. A administração seria particular.
— Vai funcionar como uma área de preservação e de lazer para as famílias da comunidade — explica Eliana Castilhos, que trabalha no projeto junto com o marido.
O esboço foi apresentado para o então secretário extraordinário executivo para os 250 anos de Porto Alegre, Rogério Beidacki, em dezembro do ano passado. Não serão colocados recursos públicos no letreiro, e a prefeitura entraria como parceira para auxiliar nas autorizações para a concretização da ideia.
GZH procurou Beidacki para avaliar o andamento do projeto, mas ele não quis se manifestar.
O Morro da Polícia tem 287 metros de altitude e também é conhecido como Morro da Embratel. É possível ver diversos pontos da cidade quando se está no topo do local.