Os últimos mil metros de obras de duplicação da chamada Avenida Tronco e arredores devem ser liberados para tráfego dentro de seis meses — em janeiro de 2024, portanto —, de acordo com projeções da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SMOI). No estágio atual dos trabalhos, a chuva é o maior entrave, pois é preciso que o solo esteja seco para avançar na terraplanagem do trecho que será asfaltado na Avenida Silva Paes. A via conecta a rótula à Avenida Teresópolis.
Os motoristas que trafegam pela Avenida Carlos Barbosa e chegam até a rótula com a Avenida Tronco encontram, na saída à esquerda, um muro feito com placas de concreto que não existia antes da obra. A estrutura é uma alternativa de engenharia para separar a parte mais alta da Avenida Silva Paes, que vem do Teresópolis e desce em direção à Tronco, da pista da mesma via que já está asfaltada e fará, em breve, o sentido do bairro à zona central da Capital (veja mapa abaixo).
— O aterro do lado interno do muro será feito em breve, e é o mais influenciado pela chuva. Depois que chove, é preciso de três dias com sol para começar a mexer nele sem que o solo se mova. A expectativa é que ao longo de agosto ele seja terminado. Aí, a parte de baixo vai ser sinalizada e o fluxo de automóveis vai ser invertido — explica o secretário da SMOI, André Flores.
Apesar do otimismo do secretário, a meteorologia avisa que os próximos meses devem ser úmidos. Os efeitos do fenômeno El Niño, que eleva frequência e volume das chuvas, são uma ameaça ao prazo estimado pela prefeitura, principalmente ao longo da primavera, entre setembro e dezembro.
Mudanças no trânsito serão sinalizadas à medida que acontecerem
Os desvios provisórios desfiguraram o fluxo original das avenidas e ainda receberão adaptações até serem estabelecidos da maneira que a obra pretende entregar. Quem mora ou trabalha na região se queixa das alterações e contratempos nos deslocamentos, mas aposta na valorização da área assim que as obras forem concluídas.
— Vão haver várias alterações no trânsito, que serão todas comunicadas pelos canais digitais da prefeitura, além da sinalização do tráfego e dos desvios presencialmente — complementa o secretário.
Morador desde 1998 do número 18 da Rua Bispo Laranjeira, ao lado da rótula, Vinicius Orlando, 32 anos, abriu um minimercado em abril de 2022. No entanto, não imaginava que demoraria tanto para o trânsito ser normalizado na via. A calçada em frente ao estabelecimento foi ampliada e receberá ciclovia, mas, por enquanto, não tem grande fluxo de pedestres além dos vizinhos da mesma quadra e dos trabalhadores contratados pela prefeitura.
— É difícil até de pedir um carro por aplicativo, porque as ruas estão fechadas em volta e quem não é daqui não sabe por onde entrar e por onde sair. Precisamos atravessar até a avenida, cruzando o canteiro de obra com todos os problemas de locomoção, sem calçada nem sinalização decentes até lá — reclama o empreendedor.
Do outro lado da rotatória, uma dupla de barbeiros também aposta no crescimento da região em breve. Anderson Rodrigues, 38, e Theilor de Souza, 25, equipam o Espaço Vip Barber, na esquina da Avenida Niterói com a Carlos Barbosa, desde agosto de 2022. Eles chegaram a ter as duas vias em frente ao empreendimento bloqueadas ao longo dos últimos 10 meses, mas hoje até consideram contratar um terceiro parceiro de tesouras, pois o movimento está crescendo.
— Na arrancada conseguimos fidelizar alguns clientes vizinhos, pois já sabíamos que os primeiros meses seriam apertados por conta das obras. Agora está melhorando o movimento, já estamos conseguindo reinvestir o lucro na casa — comemora Rodrigues.
As obras na Avenida Tronco já duram 11 anos, considerando todas etapas desde a rótula da Avenida Icaraí, no bairro Cristal. A expectativa é que sejam investidos, até janeiro, R$ 140 milhões.