Em pleno inverno gaúcho, a temperatura de quase 30°C deu a sensação de um verão fora de época, que movimentou parques e praças em Porto Alegre neste domingo (23). Com sol intenso e calor, moradores aproveitaram para passear, tomar sorvete e curtir o pôr do sol pela cidade.
O calorão levou gaúchos a repensarem suas rotas neste fim de semana. O plano original de Ivone Mello, 66 anos, era pegar o carro em direção a serra gaúcha ainda no sábado e aproveitar as baixas temperaturas. No entanto, ao conferir a previsão, ela e seus amigos mudaram de ideia.
- Mudamos os planos de última hora. A gente ia para Gramado, mas com esse calor não faz muito sentido, porque lá a gente iria para aproveitar o frio. Aí viemos para cá, tomar um chimarrão e curtir a orla. É bom para tirar o mofo - diz a aposentada, que mora em Gravataí e se acomodava em uma cadeira de praia perto do Gasômetro nesta tarde.
Por ali, circulavam pessoas com bicicletas, skates e caixas de som, aproveitando a alta na temperatura.
Na Redenção, onde o termômetro de rua marcava 28°C, um público de variadas idades aproveitava o parque, muitos deles com pets pelo gramado.
Após o almoço, Fabiano da Silva Lopes, 41, e a esposa, Janaína Rodrigues, 45, colocaram as duas bicicletas no carro e saíram de Canoas até a Redenção para aproveitar o dia. No fim da tarde, pedalavam até a orla para ver o pôr do sol. Com uma das bikes adaptadas, a cachorrinha Rubi, 6 anos, participava do passeio, atraindo olhares.
- Ela tem artrose e artrite, quebrou uma das patinhas quando era filhote. Então a gente comprou uma bicicleta assim para que ela pudesse nos acompanhar. Ela adora e a gente também. Hoje, com esse dia, não tinha como não vir. E temos de aproveitar, porque tenho medo do que vem depois - brinca Janaína.
Apesar do movimento mais intenso nos parques da Capital, as tradicionais banquinhas de churros e pipoca não costumam registrar aumento de vendas nos dias mais quentes, segundo vendedores.
- Quando faz calor assim, o pessoal prefere opções mais refrescantes, como sorvete, picolé. A gente vende sim, mas nos dias mais frescos sai mais - explica Luis Fernando de Souza, 74, diante da barraquinha de churros que herdou do pai.
Busca por sorvete
Em um ponto clássico da cidade, nas esquinas entre a ruas da Republica e José do Patrocínio, o movimento na Sorveteria Joia aumentou neste fim de semana, com filas que seguiam para fora da loja. A atendente Aldrey Camboim, 26, diz que o movimento começou sexta-feira e não parou mais:
- Está com movimento que vemos em novembro, dezembro, bem alto. Bastante gente atrás do sorvete. Agora no frio, estava saindo mais crepe e chocolate quente, mas nesse finde mudou a procura.
O local, que foi aprovado até pelo rapper paulista Emicida em sua passagem pela Capital em abril, fica aberto até 23h30min em dias mais movimentados.
Tempo vai virar
Acertou quem aproveitou o calor do fim de semana, porque o tempo vira já nesta segunda-feira (24). A previsão, segundo a Somar Meteorologia, é de chuva e rajadas de vento no oeste, centro, sul e leste do Estado já no começo da semana.
Na terça (25), a chuva permanece e se intensifica ainda mais na quarta-feira.