Alguém pode achar que se trata de alguma piada de primeiro de abril, mas não: a tarde do rapper paulista Emicida foi mesmo de passeio por Porto Alegre. O artista realiza shows na cidade neste sábado (1º) e domingo (2), no Araújo Vianna, e aproveitou a vinda para visitar alguns de seus lugares favoritos na Capital.
O almoço foi a tradicional a la minuta do Tudo Pelo Social, icônico restaurante da Rua João Alfredo, na Cidade Baixa. Já a sobremesa foi a poucas quadras dali, na sorveteria Joia, também no bairro da zona central. Emicida registrou tudo nas redes sociais, em postagens que aqueceram os corações dos porto-alegrenses. "Porto Alegre, se fui triste não me lembro", escreveu em uma das publicações.
Conforme o rapper gaúcho Rafa Rafuagi, que é amigo de Emicida há quase 20 anos, a relação do paulista com Porto Alegre não surgiu agora. Tanto que saborear a generosa a la minuta do Tudo Pelo Social ou o cascão de dois andares da Joia não é novidade para ele.
Emicida, segundo Rafa, conheceu os estabelecimentos já na sua primeira vinda à Capital, e virou fã. Sempre que volta, ele tenta dar um jeito de passar por lá. Tem muito carinho por Porto Alegre, especialmente pela região da Cidade Baixa.
O rapper já almoçou algumas vezes no Tudo Pelo Social, conforme a equipe. Mesmo assim, a visita de Emicida neste sábado pegou de surpresa o empresário Angelo Pilotti, um dos proprietários do estabelecimento.
— Sabia que ele estava por Porto Alegre fazendo shows, mas não achei que fosse vir aqui no restaurante almoçar. Ele veio com a galera toda. A gente se sente, assim, no auge, né — disse.
Angelo, que estava no caixa, só percebeu a presença do rapper quando ele já estava de saída, devido à aglomeração de pessoas que se formou na porta do restaurante. Quem avisou do que se tratava foi a filha dele, Vitória Pilotti, justamente quem atendeu Emicida e a equipe.
Vitória conta que pensou se tratar do rapper quando foi à mesa tirar o pedido, mas ficou em dúvida. A certeza veio quando um burburinho de clientes começou a tomar conta do restaurante — que, por volta das 14h, estava cheio.
— Para mim, até então eram clientes normais. Fui atender, eles pediram a comida e a bebida, e eu senti que conhecia ele, mas não acreditei que fosse. Tirei o pedido e fiquei cuidando, né. Nisso começou uma movimentação de clientes comentando, tirando fotos dele meio disfarçadamente. Foi aí que eu vi que era ele mesmo.
Ela tentou agir com naturalidade e achou melhor não pedir para tirar foto com o artista para evitar tumulto, mas confessa que se arrependeu.
— Ele estava no momento dele de passeio, de lazer, comendo, então eu não quis atrapalhar — explicou. — Os clientes também fora bem respeitosos. Percebi que só um ou outro chegou na mesa dele. Depois que ele comeu, quando foi sair, aí sim o pessoal foi atrás para tirar foto. Ele atendeu todo mundo, foi muito educado — relata.
O cliente ilustre é motivo de orgulho para a equipe de funcionários do Tudo Pelo Social:
— Ele gosta bastante do local. A gente fica muito feliz por ele gostar tanto, né. Não só por ser uma pessoa famosa, mas porque ele é muito educado e nos trata com muito respeito.