A ligação na rede subterrânea de esgoto do Parque da Redenção (Parque Farroupilha) precisou passar por manutenção na tarde desta terça-feira (27), por conta de uma obstrução causada por acúmulo de gordura proveniente das estruturas do Refúgio do Lago, de acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). O empreendimento nega que tenha instalações irregulares, enquanto o Dmae afirma que os notificou e cobrará melhorias no sistema nos próximos meses.
— O Refúgio tem caixa de gordura e fez instalações do esgoto onde o DMAE indicou na época da construção. A rede está funcionando normalmente, não tivemos alteração na nossa operação. Se estiver ligado de maneira errada, vamos corrigir. Vamos seguir o que eles (Dmae) recomendarem — disse Thiago Gregorio, um dos sócios do Refúgio do Lago, em contato com a reportagem nesta terça.
De acordo com relatos de frequentadores do parque, o esgoto que sai da cozinha do Refúgio do Lago estaria sendo descartado no mesmo canal por onde corre a água da chuva em direção ao Arroio Dilúvio. Uma equipe do Dmae esteve no local, abriu um buraco no chão e realizou a limpeza do material que obstruía a rede de esgoto. O empreendimento precisa corrigir a situação, de acordo com o setor da prefeitura.
Leia a nota do Dmae na íntegra:
“O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que está reconstruindo as redes pluviais do Parque Farroupilha (Redenção). Serão redes de 300 e 600 milímetros de diâmetro que precisarão ser reconstruídas, para escoar devidamente a água das chuvas. Nas redes, também foi verificada uma possível obstrução, ocasionada pela gordura do restaurante Café no Lago. Na ocasião, foi identificada a ligação da rede interna no esgoto pluvial, o que estava ocasionando a obstrução. Já foi realizada a limpeza no local e também estamos em contato com o empreendimento para que faça a sua regularização, necessária para estabelecimentos comerciais alimentícios.”