Moradores do bairro Vila Nova, na zona sul de Porto Alegre, realizaram um protesto no final da tarde desta segunda-feira (19) devido à falta de energia elétrica na região. Eles afirmam que há residências sem luz no bairro há quatro dias, desde o começo da passagem do ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul.
Por volta de 16h30min, dezenas de moradores bloquearam totalmente a Avenida Monte Cristo, próximo ao cemitério São José de Vila Nova. O trecho ficou interrompido durante cerca de uma hora, até que uma guarnição da Brigada Militar conversou com a população e desobstruiu o local.
Mesmo assim, os manifestantes seguiram nas laterais da avenida, segurando cartazes e cobrando respostas. Entre eles, estava Silvana Guimarães, 48 anos, que trabalha com serviços gerais.
— Nós temos casas aqui no bairro que não têm energia, e outras até têm, mas seguem em meia fase. A minha, por exemplo, não tem luz desde quinta-feira (15). Perdemos comida da geladeira. Tirei e dei para os cachorros, antes que estragasse. Para tomar banho, estamos tendo que ir no vizinho, que tem luz em meia fase — afirma.
Além das residências, salas comerciais do bairro sofreram com a falta de energia por tanto tempo. Foi o caso da marmoraria de Elemar Johann, 56 anos.
— A CEEE esteve aqui, fez um trabalho "meia-boca" e foi embora. Minha luz esta só com metade da potência, e com isso os equipamentos não funcionam. Estou sem trabalhar desde sexta (16), com encomendas atrasadas e serviço por fazer. Quando entro em contato, dizem que a energia já foi restabelecida — reclama.
Em atualização divulgada por volta das 19h desta segunda-feira, a CEEE Equatorial informou que cerca de 14 mil clientes ainda estão sem energia na área de cobertura da distribuidora, sendo 10 mil na Região Metropolitana e 4 mil no Litoral Norte.
A reportagem de GZH entrou em contato com a empresa para buscar informações sobre a situação específica do bairro Vila Nova. Em nota, a CEEE Equatorial disse que "o restabelecimento total ainda não ocorreu devido às intempéries ocasionadas pelo ciclone: inundações, vegetações, conflito da fiação com grandes objetos ou até a necessidade da reconstrução de uma nova rede, com a recolocação de postes e cabos. Assim, os prazos para a solução das ocorrências dependem da complexidade de cada caso".
Leia a nota da CEEE Equatorial na íntegra:
"A CEEE Grupo Equatorial Energia vem trabalhando incansavelmente, dia e noite, desde o momento em que o Ciclone Extratropical atingiu o Rio Grande do Sul. O restabelecimento total ainda não ocorreu devido às intempéries ocasionadas pelo ciclone: inundações, vegetações, conflito da fiação com grandes objetos ou até a necessidade da reconstrução de uma nova rede, com a recolocação de postes e cabos. Assim, os prazos para a solução das ocorrências dependem da complexidade de cada caso. Vale ressaltar que, entre inundações, grandes árvores, objetos sobre a rede e cenários devastadores, as equipes da CEEE Grupo Equatorial Energia normalizaram, em três dias, 93% dos consumidores impactados ou quase 400 mil unidades. Para se ter uma ideia, este número representa 22% de toda a concessão da companhia de energia (1,8 milhão de clientes). E o trabalho segue".