O Zoológico Municipal de Canoas (MiniZoo) soltou um tucano-de-bico-verde nesta sexta-feira (2). O animal, que havia chegado ao Zoo no dia 20 de maio, passou por tratamento inicial e reabilitação.
Depois de 13 dias, as equipes entenderam que ele estava apto a voltar para a natureza. O tucano foi solto em uma área verde de São Sebastião do Caí, por recomendação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).
De acordo com os responsáveis pelo MiniZoo, quando chegou ao local, a ave apresentava ótimo estado corporal e demonstrava sinais de agressividade, que são comuns à espécie. Após avaliação inicial, o animal foi colocado em local para verificar se estava se alimentando e se movimentando de forma correta.
— Para avaliar a volta dele à natureza, os quesitos mais importantes são a alimentação e a capacidade de voo. Como notamos que ele conseguiu se sair bem nesses dois quesitos, pudemos fazer a soltura rápido, o que ajuda na readaptação do animal à natureza — explicou a bióloga do MiniZoo, Gabriela Góes.
Caso tenha algum contato com animais silvestres, acione o MiniZoo de Canoas, pelo WhatsApp (51) 99787-1078, que uma equipe técnica irá passar as informações de como proceder.
Para denúncias de maus-tratos de animais silvestres, ligue para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio do (51) 3236-1800.
Sobre a espécie
Os tucanos-de-bico-verde possuem um bico de grandes proporções e um corpo formado pelas cores vermelha e amarela. Chegam a viver por 40 anos quando estão no seu habitat e se alimentam de frutas, como cocos, goiabas e de pequenos animais e ovos de outros pássaros. A espécie pode chegar a medir quase 50 centímetros e produz um barulho muito intenso durante o voo. Os animais costumam habitar o alto das árvores e são muito presentes no Rio Grande do Sul.