Mais uma vez, a neblina no começo do dia em Porto Alegre causa atrasos no Aeroporto Internacional Salgado Filho. Por volta de 7h30min, segundo o site de monitoramento de voos FlightRadar, dois aviões tiveram de arremeter, por falta de condições para pouso.
Eram duas aeronaves vindas de Guarulhos (SP): uma da Azul e outra da Gol/Mercado Livre. Pelo menos outros dois voos — da Gol, vindo de Congonhas, e um Latam, vindo de Guarulhos — circulavam sobre a Região Metropolitana e a serra gaúcha por volta das 8h, aguardando melhora da visibilidade para pousar na Capital.
Procurada por GZH, a Fraport confirmou que o aeroporto operou por instrumentos, em virtude da neblina, a partir das 6h32min. Às 7h44min a torre de controle verificou, e relatou aos pilotos, condições de visibilidade abaixo dos parâmetros mínimos para pousos e decolagens. Segundo a companhia, as condições voltaram a viabilizar a operação com segurança às 9h17min.
"É importante ressaltar que o aeroporto nunca fecha. A Torre de Controle alerta quais são as condições de visibilidade. A decisão de pousar, ou não, é sempre do piloto", diz nota enviada pela empresa.
Ainda segundo a Fraport, o impacto na operação do terminal foi: "cinco voos de chegada e quatro voos de partida atrasados. Três voos alternaram e dois cancelados".