Um cenário registrado durante a manhã se manteve ao longo desta terça-feira (30): ruas de Porto Alegre com contêineres lotados de lixo, muitas vezes acumulados nas calçadas. A prefeitura havia dito inicialmente que o problema seria resolvido até o final do dia. No entanto, durante a noite, ainda havia pontos com detritos espalhados pelo chão.
Por volta das 19h, a reportagem de GZH circulou pelas ruas dos bairros Higienópolis, Independência, São João e Floresta. Nas ruas Portugal, André Puente e Gonçalo de Carvalho, ainda havia lixeiras cheias, com lixo na calçada. Em outros pontos, a coleta havia sido realizada.
Em nota, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) manteve a posição de resolver o problema o quanto antes. Segundo o órgão, houve um atraso na coleta em alguns pontos da cidade, e a empresa responsável já foi notificada. As ruas que ainda possuem lixo acumulado estão sendo fiscalizadas e limpas com o apoio de equipes do próprio departamento.
A empresa já havia sido notificada pela prefeitura no início do mês, em razão de um outro atraso no recolhimento do lixo que impactou bairros como Bom Fim e Menino Deus.