Após um erro no sistema que deixou 6.225 faturas mais caras na conta de água em Porto Alegre, consumidores seguem registrando problemas mesmo com a emissão da segunda via. Uma falha automática na data de leitura das contas do mês de maio do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) considerou 40 dias de consumo.
Ao registrar o problema, que afetou clientes de 14 bairros da capital, o Dmae orientou que os clientes afetados emitissem a segunda via, já com o valor corrigido. No entanto, consumidores relatam que, mesmo com a nova emissão, o valor a ser pago segue equivocado.
O auditor Nilton Telmar Nunes, morador do bairro Jardim Itu Sabará, na Zona Norte, seguiu as instruções do departamento. Na nova fatura, o valor seguiu cerca de R$ 60 mais caro em relação a sua média de consumo.
— A conta veio com 20 metros cúbicos, o consumo aqui costuma ser de 10. Na conta veio com 42 dias. Tentei emitir hoje (terça-feira) a segunda via e o sistema permanecia sem a correção. Ainda não paguei, mas ela vence daqui cinco dias — afirma.
Em nota o Dmae, afirmou que permanece com problemas no sistema, e segue realizando ajustes para reparar os danos. Nos casos em que os consumidores permaneçam com problema, a orientação é buscar atendimento presencial em um dos três postos de atendimento:
Posto de atendimento Centro
- Endereço: Rua José Montaury, 159, Centro Histórico
- Horários: De segunda a sexta-feira, das 8h30min às 16h30min
Posto de atendimento Zona Leste
- Endereço: Avenida Cristiano Fischer, 2.402, Partenon
- Horários: De segunda a sexta-feira, das 8h30min às 16h30min
Posto de atendimento Zona Norte
- Endereço: Avenida Assis Brasil, 2611, Shopping Bourbon Wallig, Cristo Redentor
- Horários: De segunda a sexta-feira, das 10h às 20h e aos sábados das 10h às 14h
Os bairros afetados são: Agronomia, Boa Vista, Bom Jesus, Chácara das Pedras, Jardim Carvalho, Jardim do Salso, Jardim Itu, Jardim Sabará, Partenon, Petrópolis, Santa Cecília, Três Figueiras, Vila Ipiranga e Vila Jardim.