Após estrear organizando o Acampamento Farroupilha e os festejos no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) em 2022, a GAM3 Park trabalha para entregar uma segunda edição da tradicional festa com uma estrutura mais acessível e sustentável. Entre as novidades, acessos seguros e pavimentados para pedestres separados de automóveis, redes elétricas e hidráulicas qualificadas, e a nova churrascaria Cultura Gaúcha operando integrada ao Harmonia.
A primeira operação gastronômica da área já abriu as portas e serve os primeiros cortes ainda em maio, mas na modalidade chamada de “soft opening”. Isso significa que alguns detalhes ainda estão em fase de ajuste e que o atendimento não é no ritmo consolidado que terá em breve. A operação a pleno deve se iniciar em 60 dias. O novo restaurante é uma das primeiras construções entregues entre as que foram acordadas no contrato de parceria público-privada com a prefeitura de Porto Alegre.
Quem circula no entorno do Parque da Orla, nome dado ao complexo vinculado ao trecho 1 da Orla do Guaíba, enxerga a cobertura preta do solo. Apesar de ter a mesma cor do asfalto, o revestimento é formado por pequenos pedaços de brita com características e processamento que permitem o escoamento da água. Assim como no estacionamento, ao longo da Avenida Augusto de Carvalho, na área de circulação de pedestres e montagem dos piquetes do acampamento haverá tal cobertura de pedras antes de uma camada de tijolos de concreto, evitando o acúmulo de água, poças e barro.
Em visita ao parque nesta sexta-feira (12), a reportagem de GZH encontrou dezenas de tubulações de plástico que serão utilizadas para o sistema subterrâneo de fiações elétricas e drenagem de fluidos ao longo do terreno. Os pórticos de entrada para pedestres, previstos para o segundo semestre, darão acesso a passagens arborizadas e pavimentadas, com espaço para cadeirantes e garantia de deslocamento livre de barro em todas as direções do parque.
Segundo a arquiteta e diretora administrativa da GAM3 Park, Carla Deboni, são investimentos que não saltam aos olhos de quem passa do lado de fora do espaço, mas qualificarão a área e levarão o parque ao padrão de funcionamento que a concessionária espera entregar ao longo dos anos. A concessionária informa que já investiu R$ 5 milhões desde o ano passado. Mais R$ 25 milhões devem ser aportados para concluir a fase 1.
E a roda-gigante?
Com um planejamento de entregas e melhorias por fase, a GAM3 Park prioriza a estruturação física da área para realizar os melhores eventos possíveis no local, explica Carla. Enquanto as obras avançam, espaços internos são alugados, o que impacta no ritmo de avanço das melhorias, como os eventos de churrascos e shows em finais de semana de maio ao lado da Casa do Gaúcho.
Assim, a roda-gigante e outras entregas da reforma do Parque Harmonia, que podem ser concluídas até 2027, dependem de uma estrutura e rotina consolidada de turistas e visitantes no local para ser executável. Além deste processo, há, entre os investidores, incertezas decorrentes do cenário político e econômico nacional, Carla complementa. Prevista na apresentação inicial do parque para 2023, a roda-gigante ainda não tem um prazo estabelecido para ser construída.
— Temos contrato com a fornecedora e operadora da roda-gigante, e é algo que queremos muito entregar para a cidade em breve — assegura a arquiteta e diretora da GAM3 Park.