Um treinamento do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) chamou atenção de quem passava pela Usina do Gasômetro, um dos cartões-postais de Porto Alegre, na manhã desta segunda-feira (29). O exercício faz parte do 1º Curso de Salvamento em Altura (CSALT) realizado no Estado. O curso teve início no dia 2 de maio e vai até 20 de junho, e atualmente conta com 22 participantes.
De acordo com o 1º tenente do CBM responsável pelo CSALT, Marcelo Rodrigues da Luz, foi realizado um treinamento de abordagem tática e técnica ao tentante de suicídio na chaminé de 117 metros do Gasômetro. A manobra é executada quando não há outra alternativa menos traumática à vítima, ou seja, todas as outras formas de impedir o intento foram ineficazes.
— Na fase anterior do curso, em Lajeado, realizamos rapel tático com ênfase em pessoas que se colocam em risco em sacadas ou janelas. Nesse exercício, o bombeiro desce até a pessoa com uma corda de salvamento paralela e realiza o resgate — completou.
O tenente diz que a meta do curso é formar bombeiros especializados em salvamento em altura. Na próxima fase do treinamento, que ocorrerá na próxima quarta-feira (31), será realizado um exercício de tirolesa no prédio do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff).
Produção: Leonardo Martins