O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, anunciou nesta sexta-feira (14) que o valor da passagem de ônibus da Capital seguirá em R$ 4,80. A tarifa não é reajustada desde junho de 2021 (veja abaixo).
De acordo com a prefeitura, a chamada "tarifa técnica" — sem subsídio — deveria custar R$ 5,70, seguindo cálculos feitos por técnicos do Executivo. Em coletiva de imprensa, durante a manhã, Melo afirmou que a prefeitura vai bancar R$ 124 milhões de recursos municipais para manter o preço da passagem congelado pelo terceiro ano seguido.
Em reunião com vereadores da base aliada, na terça-feira (11), Melo havia sinalizado para um aumento na passagem. O prefeito afirma que, ao longo da semana, contudo, ele e seus aliados na Câmara desenvolveram uma alternativa para não encarecer a tarifa.
O chefe do Executivo alerta, no entanto, que esta escolha tirará recursos do caixa municipal, que também precisa manter outros serviços em dia.
— As filas da saúde, as podas de árvore, o tapa-buraco e todas as áreas da prefeitura estão pagando por isso. Este valor sai de um caixa da prefeitura que não deveria sair — disse.
Conforme Melo, 44% das isenções no transporte da Capital são para pessoas maiores de 65 anos, e que isso deveria ser bancado pela União. Segundo ele, "se o governo colocasse dinheiro num dia, no outro (a prefeitura) baixaria a passagem para R$ 4".
— Atrasamos bastante este anúncio (do valor da passagem). Eu ainda tinha um fio de esperança na lei que nos ajudaria a bancar as isenções dos idosos. Mas este dinheiro não veio, e também não tenho expectativa de vir — lamentou.
— O mesmo povo que elegeu o presidente (Lula) e o governador Eduardo (Leite) me elegeu também. Não tenho dificuldade de dialogar. Dialoguei com o presidente (Jair) Bolsonaro, dialogo agora com o presidente Lula, porque os interesses da minha cidade não dependem de presidente. Mas até agora não tivemos sinalização neste sentido. Vamos seguir insistindo — complementou.
Ainda de acordo com o prefeito, todas as gratuidades, somadas, custam R$ 192 milhões ao ano. O custo de todo o sistema fica em torno de R$ 700 milhões.
A manutenção da tarifa se deve majoritariamente por dois fatores: revisão das isenções e gradativa retirada dos cobradores, segundo o Executivo municipal. Melo admite que acabar com a profissão de cobrador na cidade é algo dolorido, mas que confia na eficácia da medida:
— No Exterior não há frentistas colocando gasolina no carro, no posto de gasolina. Em outras cidades do Brasil, já temos ônibus sem cobradores. Fizemos uma lei justa para ao longo dos quatro anos acabar com os cobradores. Isso traz diminuição na tarifa — declarou.
De acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Junior, o sistema de transporte coletivo de Porto Alegre teve 14,2 milhões de usuários em março de 2023. O dado representa alta de 8,4% na comparação com igual período do ano passado, mas abaixo dos 19 milhões da média mensal pré-pandemia.
Renovação da frota
Com aumento no número de usuários, a prefeitura apresentou números de renovação da frota. Segundo dados da Secretaria de Mobilidade Urbana, foram 70 novos veículos em 2022 e outros 50 nos três primeiros meses de 2023. Até o final do ano, são esperados outros 80, para completar 200 novos ônibus em dois anos — todos com ar-condicionado, Melo ressalta.