A manhã deste domingo (2) foi momento de mais uma homenagem aos 251 anos de Porto Alegre, comemorados em março. Cerca de 400 pessoas participaram do Pedal das Chaminés. A saída foi do Shopping Total, que promove a atividade desde 2013, por volta das 9h30min.
— É um encontro simbólico da chaminé do Total com a chaminé do Gasômetro — explica Silvia Rachewsky, gerente comercial e de marketing do shopping.
Na ida, os participantes acessaram a Cristóvão Colombo e passaram por diversas ruas, avenidas e praças da Capital: Alberto Bins, Otávio Rocha, Marechal Floriano, José Montaury, Borges de Medeiros, Sete de Setembro, Praça da Alfândega, Sete de Setembro, Praça Padre Tomé, Avenida Mauá e Presidente João Goulart.
— É um evento muito mais para diversão, para descontração, do que propriamente para fazer um pedal de ciclista. É uma rota segura, com um ritmo bom para todos, para que o grupo permaneça sempre junto — acrescenta Silvia.
A volta foi feita pela Siqueira Campos, Mercado Público, Júlio de Castilhos, Avenida Farrapos, Ernesto Alves, com chegada no Shopping Total, no fim da manhã. Antes do término da comemoração, a organização sorteou aos participantes R$ 500 em “Totaletas”, vales-compra válidos em compras no Total, e brindes da Bike Tech: uma bicicleta Caloi Supra, garrafas térmicas, suportes de carmanholas e um uniforme.
— O Pedal das Chaminés já é um clássico de Porto Alegre. O mais interessante é que temos famílias pedalando, acompanhando o pedal inteiro — pontua Alessandro Deretti, gerente da Bike Tech.
O evento teve apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.