Inaugurado quatro décadas atrás com 110 lojas, desde então o Shopping Iguatemi promoveu três ampliações que triplicaram o número de estabelecimentos e transformaram o centro de compras de Porto Alegre em uma estrutura comparável, em muitos aspectos, ao de uma cidade de pequeno ou médio porte.
Veja cifras que ajudam a dimensionar um dos principais pontos comerciais do RS:
- Somente o número de funcionários vinculados à administração do shopping chega a mais de 300: são 122 vinculados diretamente e 188 (número que pode variar mais facilmente) terceirizados.
- A quantidade de funcionários diretos, terceirizados e de trabalhadores nas lojas ou nos escritórios existentes na área do shopping ou no prédio anexo soma quase 8 mil pessoas — o equivalente à população de um município como General Câmara, na Região Carbonífera.
- O número médio de visitantes diário é de 26,6 mil pessoas, o equivalente à população de uma cidade de porte médio como Veranópolis, na Serra.
- Para dar conta do consumo das pessoas em circulação e das atividades que usam água, todos os meses o shopping dá vazão a um volume de 11,57 mil metros cúbicos do líquido. Isso corresponde, aproximadamente, à quantidade de água acumulada em quatro piscinas olímpicas e meia.
- O número atual de operações é de 337 lojas, que incluem ainda serviços e atividades de gastronomia, por exemplo.
Se for somada a área do shopping à do prédio comercial de 14 pavimentos localizado ao lado, a área total construída chega a 200.496 metros quadrados. Isso corresponde, aproximadamente:
- A 80% da área do Empire State Building, um dos prédios mais altos dos Estados Unidos, com 381 metros e 102 andares.
- Mais do que o dobro do Palácio de Buckingham, na Inglaterra, com 77 mil metros quadrados.
- Cerca de 28 campos de futebol.