Um levantamento realizado pela empresa Statisa, aponta que o Brasil é o segundo país que mais usa o TikTok no mundo, ficando atrás apenas da China. Além disso, a pesquisa também revelou que cerca de 4,72 milhões de brasileiros e brasileiras usam a plataforma – e que esse número deve chegar na marca de 4,92 milhões em 2025.
O aplicativo é uma das principais atrações do South Summit 2023, e para entender melhor os planos da empresa para o Brasil, GZH conversou com a líder de Soluções Globais para Negócios do TikTok na América Latina, Gabriela Comazzetto, que estará presente no painel The Next Big Thing, às 17h desta quinta-feira (30).
O TikTok vai aproveitar o South Summit Brazil para avaliar tendências e startups que possam agregar ao modelo de negócio e plano de expansão da empresa?
Avaliar tendências é sempre interessante. Vai ser um evento muito positivo para me dar novos insights. Vou também, é claro, aproveitar o South Summit para apresentar toda a inovação que nossa plataforma tem trazido, inclusive como solução de negócios. No TikTok, as empresas encontram um ambiente de hiper-engajamento, com conteúdo de alta autenticidade e criatividade, que tem transformado a indústria. Hoje, o ato de compra não é mais um movimento linear. A gente oferece às marcas uma janela para as conversas que estão acontecendo na comunidade e a possibilidade de criar conexões reais com os consumidores. Essa conexão mais profunda de hiper-engajamento estimula a ação do usuário e é o palco ideal para o que é chamado de "Shoppertainment". E empresas de todos os tamanhos e de diferentes setores têm notado isso. Têm tido excelentes resultados, tanto em consideração de suas marcas como em performance de vendas.
Quais as principais inovações na área de atuação do TikTok em um ambiente com mudança de consumo digital?
Como eu disse, a comunidade hiper-engajada e o conteúdo autêntico têm criado algo único. A inovação do TikTok é justamente essa conexão real entre a comunidade, que inclui creators, usuários e as empresas. Eu costumo dizer que TikTok é conhecimento, é inspiração e vai além do entretenimento: estamos transformando a cultura, comportamento e consumo, impactando toda a nossa sociedade e trazendo novos hábitos.
Quais os principais pontos que precisam ser explorados na criação de conteúdo em plataformas digitais para alavancar empreendedorismo, marketing digital e notícias?
Autenticidade antes de tudo. TikTok não é sobre filtros, mas sim sobre verdade. E eu diria que é importante explorar os 3R’s: ritmo, rima e razão. Ritmo é uma das formas que nosso cérebro usa para organizar tarefas e liberar nossa atenção, o que nos coloca em sintonia com os outros. Nos conteúdos, a rima pode ser uma frase que se repete, uma piada recorrente ou até uma transição usada por todo o vídeo. E a razão é o propósito do seu vídeo, que faz seu conteúdo se conectar com o usuário.
O TikTok é uma rede social que conta com grande parcela do público jovem, com muitos usuários adolescentes. Como a empresa tenta reter esses usuários quando eles atingem outras faixas de idade?
Primeiro, é importante explicar: o TikTok não é uma rede social, mas sim uma plataforma de entretenimento. Você não acessa TikTok para checar como estão seus amigos, mas sim para assistir e consumir entretenimento, se divertir. É um conteúdo que inspira criatividade e proporciona experiências divertidas, positivas e autênticas. Quanto à faixa etária da comunidade, vale destacar que já temos mais de um bilhão de usuários em todo o mundo. Isso quer dizer que é uma plataforma universal, com usuários de todas as idades. De fato, a comunidade TikTok é plural e diversificada, com pessoas de todas as faixas etárias, credos, tribos e raças. E esse crescimento têm sido orgânico. A própria comunidade atrai novas pessoas ao TikTok. Não abrimos números de usuários ativos, mas só em números de anunciantes na plataforma crescemos 221% na América Latina, em 2022.