Na próxima semana, a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) inicia o atendimento gratuito a consumidores que precisam de ajuda na negociação com empresas credoras. O Balcão do Consumidor funcionará nas quartas-feiras, das 14h às 18h30min, na Biblioteca da ONU, localizada na Avenida João Pessoa, 80, em Porto Alegre.
Para ser atendido, o público pode ir até o local nos dias de funcionamento. Mas, para uma melhor orientação de quais documentos levar em cada situação, se recomenda agendar horário previamente pelo e-mail balcaodoconsumidor@ufrgs.br.
— Em geral, o atendente (professores e alunos da instituição) liga para o fornecedor e tenta uma solução no primeiro contato. Se não acontecer, marca uma audiência de conciliação. 80% dos casos conseguem uma solução por meio dessas formas — explica a diretora da Faculdade de Direito da UFRGS, Claudia Lima, sobre como funciona a mediação dos conflitos.
A inauguração do serviço ocorreu nesta terça-feira (14) e contou com um momento de confraternização e o 1 Curso de Atualização em Direito do Consumidor do Balcão do Consumidor.
*Produção: Paula Appolinario