Foi dada a largada para uma das principais atrações do South Summit Brazil: a competição de startups. Na manhã desta quarta-feira (29), empresas participaram da primeira etapa da batalha, com o tema Industry 5.0. Um dos principais eixos da indústria 5.0 é baseado na sinergia entre humanos e máquinas, com o uso de inteligência artificial para otimizar serviços.
A Actiz, do Espírito Santo, foi uma das primeiras startups a participar da rodada. A empresa desenvolve uma plataforma de gestão de qualidade com foco em laboratórios. Felippe Domingos, chief technical officer da Actiz, destacou quais são os principais clientes-alvos da empresa:
— Primeiro, focamos em empresas farmacêuticas. Depois, cosméticos. Vamos estudando a nossa estratégia, se vamos ir primeiro nas empresas mais difíceis primeiro ou em outras companhias — afirmou.
Domingos reforçou também que o negócio visa equalizar e democratizar os serviços nos laboratórios de controle de qualidade, com preço acessível e plataforma simplificada.
Com o lema “robôs para ajudar humanos”, a Instor, de Viamão, na Região Metropolitana, destacou os principais ativos da empresa, com foco em automação via soluções robóticas para serviços como mineração, e processos envolvendo óleo e gás, saúde, logística e agricultura. Diretor de projetos em robótica da empresa, Miguel Ignácio Serrano salientou o uso da inteligência artificial para resolver problemas na área de segurança e de efetividade:
— Todos os anos, pessoas morrem desempenhando atividades em áreas perigosas. Nós conseguimos usar robôs nessas atividades 24 horas por dia com o uso de inteligência artificial.
O diretor enfatizou diversas vezes que o negócio da empresa tem o objetivo de reduzir a exposição do homem a situações de riscos, aumentando também a eficiência dos processos.
Já a A Eco Wave Power, de Israel, apresentou tecnologia que usa as ondas do oceano para geração de energia limpa. Proximidade dos consumidores, estabilidade, previsibilidade no fornecimento do serviço e potencial de exploração foram alguns dos diferenciais citados por Isaac Rubinstein, gerente de negócios da empresa na América Latina.
Também participaram dessa rodada outras empresas, como a BITI9, que atua com soluções em automação, e a NEU Energy, focada em sistemas para reduzir uso de energia elétrica.
Nesta quarta, e também na quinta-feira (30), as empresas participam da etapa de pitch, que é uma apresentação rápida para uma banca composta por jurados. No pitch, cada startup tem três minutos para apresentar o negócio. Depois, os representantes das empresas têm dois minutos para responder a perguntas da banca.
As melhores startups são selecionadas para um pitch final. A programação ocorre no palco The Next Big Thing e a rodada decisiva, no Arena Stage.