Aos poucos, as pessoas foram chegando, espraiando-se pelo gramado em frente ao espelho d’água da Redenção. Às 18h, quando os primeiros acordes musicais anunciaram o começo do tradicional Baile da Cidade, uma multidão ocupava um dos mais tradicionais espaços públicos de Porto Alegre, celebrando os 251 de fundação da Capital.
Como de praxe, o baile encerrou as comemorações de aniversário com muita música e alto astral. Havia artistas de rua equilibrando malabares entre o público, casais apaixonados namorando sob o pôr do sol, famílias fazendo piquenique e muita gente dançando ao sabor da brisa que atenuava os 24ºC registrados às 19h.
— Eu adoro a Redenção. Sempre venho caminhar, passear. Se tem música ao vivo, melhor ainda — comemorava a estudante Monique Menezes, 25 anos, animada com o show de rap do grupo Icea Malvina.
Primeira atração musical da noite, a banda logo cedeu lugar à Invernada Artística do CTG Gildo de Freitas. Na sequência, hoive show de DJ, apresentação da escola de samba Estado Maior da Restinga – campeã do Carnaval 2023 -, espetáculo circense, o rock da Comunidade Nin-Jitsu e, encerrando a noite, DJ Cabeção.
Sentado à sombra de um jacarandá, o eletricitário Tiago Silva descansava após sair de Viamão no início da tarde apenas para participar do Baile da Cidade. Ao lado da esposa Roselaine Silveira e das três filhas adolescentes, ele procura sempre estar presente nas festas públicas da Redenção, seja festejos natalinos, de final de ano ou no aniversário da Capital.
— Hoje eu vim mais para ver o circo e a Restinga. Aqui é bom demais, a meninas andam de bicicleta, a gente caminha, passeia pelo parque — comenta Roselaine.
Durante todo o final de semana, a prefeitura promoveu diversas atividades na Redenção, desde vacinação a adoção de animais, passando por oficinas de plantas medicinais e brinquedos para crianças. Por volta das 18h30min, o prefeito Sebastião Melo chegou ao local. Melo não discursou, mas falou com a imprensa sobre a data comemorativa.
— Depois de muitas perdas e dores, estamos vivendo um momento de retomar a autoestima da cidade. Hoje há muitos eventos ocupando os espaços públicos, muita inovação e empreendedorismo – afirmou Melo, que prometeu ampliar o debate sobre a concessão do parque, com a reformulação do projeto que previa estacionamento subterrâneo. — As pessoas que fazem a crítica têm que nos ajudar a criar um modelo. O debate está posto, mas com muito diálogo — completou o prefeito.