A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou nesta quarta-feira (29) que irá manter a operação especial no entorno do Cais Mauá até esta sexta-feira (31), durante as atividades do South Summit Brazil. Participantes do evento e motorista que se deslocavam pela Avenida Mauá perceberam lentidão e, em determinados horários, até pontos congestionamento.
Conforme o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, cerca de 30 equipes de agentes foram designados para tarefas relacionadas à circulação de veículos nesta região da cidade e nas vias que conduzem à Avenida Mauá. Ramires assegurou que a operação será mantida.
— Não consideramos que tenha sido um transtorno, pois já havia a expectativa de um aumento no volume de tráfego naquele local. Constatamos a Mauá mais carregada que o habitual e vamos manter a mobilização de pessoal para garantir segurança e fluidez, tanto para os visitantes do evento, quanto para os demais condutores — destacou.
Ramires afirmou que a faixa exclusiva para ônibus da Avenida Mauá, localizada à direita da via, permanecerá acessível até sexta para todos os tipos de veículos, como forma de desafogar o aumento no volume de tráfego pelo local.
Segundo a EPTC, os horários mais impactados pela ampliação na circulação de veículos foram as primeiras horas da manhã, o período próximo ao meio-dia, e o final da tarde, que são os momentos de maior intensidade de tráfego no cotidiano da cidade.
O diretor-presidente da EPTC também revelou que foram feitos ajustes na rede dos semáforos próximos para facilitar a circulação na área. Ramires sugere, aos condutores que puderem, que tomem rotas alternativas para a passagem pelo Centro Histórico.
— A passagem pelo Túnel da Conceição, bem como o acesso pela Terceira Perimetral, são opções para quem chega à Capital, principalmente nos horários de pico — orienta.