Um anúncio feito pela prefeitura de Canoas, na Região Metropolitana, movimentou moradores da cidade na internet recentemente. A publicação nas redes sociais da prefeitura falava sobre a instalação de três novos letreiros estampando nomes de bairros.
O município já contava com um desses letreiros na comunidade Guajuviras, desde 2010. Os novos pontos estão nos bairros Niterói, Mathias Velho e Rio Branco. Segundo a administração de Canoas, o investimento inicial nas atrações foi de R$ 84 mil.
Na publicação no Facebook, alguns moradores aprovaram a ideia e até cobraram letreiros para os seus lares também. "Falta no bairro Mato Grande", escreveu uma moradora. "Estamos esperando na Olaria", apontou outra.
Há quem cite os letreiros até como um indicativo para conhecer a real extensão da comunidade: "Eu moro no bairro Harmonia e gostaria de uma placa dessa, bem bonita. Eu nem sei onde começa o nosso bairro", comentou uma residente da cidade.
Críticas negativas também apareceram
Entretanto, a seção de comentários também foi espaço para críticas negativas. Os principais pontos apontados por quem discorda da instalação são o custo das peças e a correlação entre essa aplicação de dinheiro público e outros problemas da cidade — foram citados falta de medicamentos em farmácias municipais, buracos nas ruas e demora para consultas na rede pública.
"Enquanto isso, a cidade continua com vários cruzamentos sem sinalização. Foco total no que é importante", lamentou um seguidor da página da prefeitura. "Dinheiro que deveria ser investido em algo realmente importante", citou outro morador na publicação.
A prefeitura chegou a responder alguns questionamentos, principalmente sobre se haveria mais placas pela cidade. "Por enquanto, será somente nesses bairros. Estamos analisando para ver quando será feito nos demais bairros de nossa cidade", respondeu a administração a um seguidor.
Objetivo é criar pertencimento
A prefeitura de Canoas explicou que os letreiros são parte do plano de metas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. São como aplicações com verbas da pasta que devem ter destinação relacionada ao tema do ambiente. O titular da secretaria, Paulo Ritter, pontua ainda que o objetivo é gerar uma sensação de pertencimento na população.
— Nossa ideia é criar ou retomar o sentimento de orgulho da população em ser canoense e morador de determinado bairro — diz Ritter.
A prefeitura também confirmou que, por enquanto, os letreiros estão somente nestes três bairros. "Nos próximos meses serão feitas novas avaliações do governo para outras instalações nos demais bairros", explicou o município em nota.