A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) prevê a normalização no abastecimento de água em Gravataí, na Região Metropolitana, para este sábado (4). Quase 50 bairros da cidade ficaram sem o serviço nesta sexta-feira (3).
De acordo com a concessionária, houve o rompimento da solda em um barrilete — que é um conjunto hidráulico formado por tubulações, registros e conexões — dentro da estação do bairro Cavalhada, em Gravataí. Com o problema, toda a estação ficou inundada, e a energia elétrica teve de ser desligada para evitar maiores problemas.
Conforme o superintendente da Superintendência Regional Metropolitana da Corsan, Alexandre Madeira Calvetti, o conserto na Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Cavalhada tinha previsão de ser concluído até o início da noite desta sexta-feira. Entretanto, às 22h o reparo ainda não havia sido concluído. A companhia não informou se modificaria a previsão de retorno do fornecimento.
— Durante a noite vai começar a recuperação gradativa do sistema. Bairros mais próximos terão água em tempo mais curto. Porém, nos bairros mais afastados, até pressurizar todo sistema, estima-se que vai acontecer no dia de amanhã (sábado) — explica Calvetti.
Ele afirma que desde o começo da manhã desta sexta-feira "técnicos estão trabalhando ininterruptamente", mas que o conserto é complexo.
Segundo a prefeitura de Gravataí, cerca de 100 mil pessoas foram afetadas na cidade pela falta d'água. O município tem aproximadamente 280 mil habitantes.
Um dos bairros afetados foi o centro de Gravataí. Batista Luzardo da Silva é dono de um restaurante na Avenida José Loureiro da Silva. Ele conta que para lavar a louça teve de usar galões de água.
— Só hoje já peguei 10 bombonas desde as 8h, que foi quando começou a faltar água. Ao que tudo indica nosso movimento no restaurante diminuiu por conta da falta de água. Estou deixando a caixa d'água só para o banheiro e está no fim. Estou avaliando fechar mais cedo — desabafa o empresário.
A comerciante Sandra Silva, 37 anos, é moradora do bairro Timbaúva e também foi afetada pelo problema no abastecimento.
— Precisaria comprar água pra fazer comida. No custo-beneficio percebi que almoçar fora sairia mais barato.
Ela conta também que teve de apelar para a casa de familiares:
— Não tem água nem para encher o balde. Tem de procurar casa de familiares com bairros que estão com abastecimento para ter o básico — desabafa.
Confira a lista dos bairros afetados em Gravataí:
- Arvoredo
- Auxiliadora
- Baln. Passo das Canoas
- Bela Vista
- Boa Vista
- Bonsucesso
- Búzios
- Castelo Branco
- Centro
- Cohab B
- Cohab C
- Conceição
- Condomínio Renascença
- Dakar
- Diva Lessa de Jesus
- Elcadiz
- Everest
- Guaianuba
- Itacolomi
- Jansen
- Jaqueline
- Jardim Suíço
- Loteamento Res. Paradiso
- Marrocos
- Moradas do Lago
- Morungava
- Neópolis
- Nova Conquista
- Nova Conquista I
- Nova Conquista II
- Oriçó
- Palermo
- Parque do Búzios
- Parque Ely
- Parque Industrial
- Passo das Pedras
- Pôr do Sol
- Rincão da Madalena
- Rosa Maria
- Salgado Filho
- Santa Cruz
- Santa Helena
- São Geraldo
- São Jerônimo
- São Marcos
- São Vicente
- Timbaúva
- União
- Vila Nara