A equipe do Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo continua trabalhando no rescaldo de um incêndio de grandes proporções que atingiu uma fábrica no começo da noite deste sábado (11). A empresa afetada é a Prestart Indústria e Comercio de Componentes para Calçados, localizada no Bairro São José, na lateral da RS-239.
Na manhã deste domingo (12), os bombeiros alcançaram 15 horas de trabalho no local em função do incêndio. Após o controle das chamas, a equipe está fazendo o controle do local, em razão da fumaça e para evitar novos focos. O alarme de incêndio da fábrica disparou na noite de sábado, às 18h45min.
O incêndio chamou atenção, já que a fumaça podia ser vista da rodovia. Alguns moradores que residem perto da empresa chegaram a deixar as casas temporariamente, por orientação dos bombeiros, com receio de que as chamas pudesse se alastrar e atingir as moradias do entorno. Cerca de uma hora e meia após o início do combate, as equipes informaram que não havia mais risco de o fogo atingir as residências. As chamas tinham sido controladas, embora alguns focos se mantivessem dentro da fábrica.
Além dos bombeiros de Novo Hamburgo, neste sábado, trabalharam no controle do incêndio equipes de outros municípios do Vale do Sinos, como Campo Bom, Ivoti e Estância Velha. A Guarda Municipal e a Brigada Militar também auxiliaram no bloqueio da rua Chapecó e na lateral da rodovia, onde está localizada a empresa.
Até 10h deste domingo, não havia previsão de encerramento do trabalho dos bombeiros. Até agora não se sabe o que causou o incêndio, o deve ser esclarecido pela perícia, que deverá ser realizada no local após o controle total do incêndio.