Quem deseja dar um mergulho nas piscinas públicas da Capital terá que esperar mais uns dias. O funcionamento, isto é, acesso do público à água, não deve ocorrer nesta terça-feira (20), conforme havia previsto a secretária de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Débora Garcia. A nova expectativa da secretária é de reabertura na quinta-feira (22). Mas, a reportagem mostrou, ao longo dos últimos anos, que uma ou outra estrutura apresenta problemas no primeiro dia de funcionamento.
Mesmo sem as piscinas liberadas, os locais estarão abertos, a partir das 14h desta terça-feira, para a confecção das carteirinhas que darão acesso ao refresco. Os centros comunitários terão atendimento aos interessados em frequentar as piscinas. Para a produção da carteirinha, o público deve levar identidade com RG e CPF (se menor deverá ser acompanhado pelo responsável ou trazer autorização que a SMELJ fornece, assinada pelo responsável), comprovante de residência e foto 3x4.
– Estava tudo encaminhado para esta terça, mas com as chuvas do final de semana, a água ficou esverdeada. Além disso, tem algumas que estão acabando de encher, como no Cecopam e Cecores. Mas acredito que até quinta-feira será possível entrar na água – afirma a secretária.
Ainda conforme Débora, um químico irá nos locais para o aval final sobre a qualidade da água. A titular também destaca que estão sendo organizadas as oficinas de saúde, cuja participação do público é obrigatória antes do tão esperado mergulho. A oficina é voltada para orientações gerais e conhecimento das regras a serem seguidas na área de banho.
Assim como tem sido nos últimos anos, cinco dos sete espaços disponíveis na cidade vão funcionar. As piscinas que abrem ficam nos bairros Restinga e Cavalhada, em dois pontos da Zona Sul, e dos bairros Cristo Redentor, Santa Maria Goretti e Vila Ingá, espalhadas pela Zona Norte. Já os espaços dos bairros Medianeira e Sarandi enfrentam problemas estruturais e não há previsão de conserto.
As piscinas públicas da Capital ficam nos pontos conhecidos como centros de comunidade, espaços criados a partir da década de 1970 dentro de um programa municipal que depois serviu de base para a criação do Programa Nacional de Centros Sociais Urbanos.
Como na temporada anterior, a abertura não ocorrerá nas segundas-feiras do ano. Esse dia da semana será reservado para possíveis manutenções e reparos necessários. Horários para banho livre, aulas direcionadas para públicos limitados de natação e hidroginástica. Esse deve ser o padrão de funcionamento das piscinas públicas de Porto Alegre, semelhante ao que já ocorria nos outros anos em que os espaços estiveram atendendo ao público. O horário de funcionamento é das 8h30min às 18h30min.
Onde ficam as piscinas
As que abrem anualmente
- Cecores: Avenida Nilo Wulff, s/n°, bairro Restinga
- Cecoflor: Rua Irene Capponi Santiago, 290, bairro Cristo Redentor
- Cecopam: Rua Arroio Grande, 50, bairro Cavalhada
- Ceprima: Rua Camoati, 64, bairro Santa Maria Goretti
- Cevi: Rua Papa Pio XII, 129-335, Vila Ingá/Passo das Pedras
As que vão seguir sem abrir nesta temporada
- Cegeb: Rua Coronel Neves, 555, bairro Medianeira
- Cecove: Rua Paulo Gomes de Oliveira, 200, bairro Sarandi