Após seis meses de obras de revitalização, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, localizada no bairro Cascata, na zona sul de Porto Alegre, foi reaberta ao público neste domingo (11).
As obras iniciaram em junho e envolveram construção de altar, troca de piso, renovação dos bancos, mudança na loja e poda de árvores, realizada com auxílio de biólogos da prefeitura. Os trabalhos custaram cerca de R$ 200 mil e foram financiados com doações de fiéis.
Por volta do meio-dia, a auxiliar financeira Marisa da Silva, 55 anos, aproximou-se do altar para deixar um buquê com rosas brancas para Nossa Senhora de Lourdes. O gesto é feito para agradecer a uma graça alcançada.
Há cerca de 40 anos, Marisa descobriu, ainda adolescente, que carregava sete tumores no estômago. Pediu que a santa intercedesse por um milagre.
— Até hoje, todos os tumores seguem benignos, nenhum virou câncer. Venho todos os anos, em dezembro, agradecer — explicou Marisa, que saiu de Cachoeirinha com o marido, o metalúrgico aposentado Paulo de Toni, 65 anos.
Aberta em 1935, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes é um tradicional ponto de peregrinação. Ao lado da estátua da santa, há um velário e um corredor com centenas de placas de agradecimento por milagres atendidos. Uma das placas é de Marisa, na qual uma frase sugestiva diz: “Agradeço por uma graça recebida”.
A gruta, localizada em zona de preservação ambiental, suscita sensações de paz e de conexão à natureza. Uma cascata ao lado, com fonte de água benta potável, fortalece o sentimento de plenitude.
— Esse espaço é muito antigo e tem grande devoção de fiéis. Estamos ao lado do Hospital Divina Providência, então as pessoas vêm em busca de milagres, acolhimento e conforto. E Nossa Senhora de Lourdes é consagrada pelos milagres — explica a administradora da gruta, Letícia Huff.
A reabertura oficial da gruta foi marcada com uma missa às 16h, rezada pelo Arcebispo Dom Jaime Spengler. A partir de então, o local passa a receber missas ao ar livre e celebrar casamentos e batizados (veja abaixo como agendar).
O assessor do terminal de contêineres de Rio Grande João Francisco Macedo, 75 anos, foi à gruta neste domingo especialmente para assistir à missa de inauguração, em uma viagem de bate-volta.
Há 14 anos, ele visita o local para agradecer pela saúde concedida por Nossa Senhora de Lourdes. Ele já teve câncer de rim e, agora, enfrenta cânceres de próstata e de fígado.
— Vim aqui pedir saúde para mim. E estou tendo até agora. Há 13 anos ela vem atendendo e, se Deus quiser, vai seguir ainda mais — afirmou Macedo, enquanto acendia velas para pedir a saúde dos filhos e genros.
Serviço
Gruta de Nossa Senhora de Lourdes
Onde? Rua da Gruta, 109 - Bairro Cascata, junto ao Hospital Divina Providência
Horário de abertura: todos os dias, das 8h30min às 17h30min
Horário das missas: sábados e domingos, às 16h
Contato para agendamento de batizados e casamentos: falar com a administradora da gruta, Letícia Huff (51) 98125-4041