Os começos de manhã têm sido de trânsito mais lento do que o de costume para quem acessa a Capital pela Avenida Assis Brasil, na Zona Norte. Uma sequência de três semáforos, no entorno da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), tem recebido atenção da prefeitura, por travar o fluxo nesse sentido.
Um dos dias em que houve mais congestionamento foi 2 de setembro, uma sexta-feira que teve grande movimentação na Expointer, também em função da visita do presidente Jair Bolsonaro.
Nos dias seguintes, em maior ou menor grau, houve momentos de retenção pela manhã. Nesta semana, novamente houve queixa de congestionamento, principalmente entre 7h e 9h.
A reportagem de GZH esteve no local nesta quarta-feira (14), dia em que a lentidão alcançou a Avenida Flores da Cunha, em Cachoeirinha. Também ocorreu retenção para quem chegava pela freeway.
Três semáforos controlam o trânsito no trecho. A primeira sinaleira organiza o acesso de veículos à Avenida Fernando Ferrari. Em seguida, quase em frente à Fiergs, outro dispositivo é exclusivo para pedestres, com acionamento manual.
Logo adiante, para entrar à esquerda na Avenida Bernardino Silveira Amorim, existe o semáforo mais antigo dos três. Para seguir adiante na Assis Brasil não há sinaleira, mas logo em seguida há um controlador de velocidade.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) afirma já ter conhecimento da situação. Ajustes nos semáforos foram feitos na segunda (12).
Nesta quarta, a equipe de programação semafórica retornaria ao trecho para avaliar o resultado das mudanças. Novas alterações devem ser feitas para regular o fluxo até o problema ser resolvido, diz a empresa.