Transformar a sociedade em um lugar melhor começando pela raiz dela: as crianças. Este é o objetivo do projeto MudaMundo, que há 17 anos atua em escolas públicas em diversas cidades do Brasil. A iniciativa que surgiu em Porto Alegre aposta no incentivo ao protagonismo infantil e no papel disseminador de bons exemplos do professor.
Para isso, o projeto conta, por meio de peças teatrais e de seis edições de livros de autoria de Caio Ritter, a história fictícia do menino João, um garoto negro, muito esperto, sempre pronto para auxiliar os outros e incomodado com as injustiças. A partir da apresentação das aventuras do pequeno e seus amiguinhos, são transmitidos conceitos de respeito ao próximo e de cuidados com o meio ambiente. Como o próprio nome do projeto já diz, João sonha em mudar o mundo, tornando-o um lugar mais solidário e seguro.
No teatro, encenado pelo grupo mineiro Real Fantasia, por vezes, João é um boneco e em outras ele "ganha vida", em ambas as situações interpretado pelo ator Marcos Vinícius, 37 anos. Marcos considera que personagem já faz parte da sua vida e diz:
— O João tenta provocar as crianças a observarem melhor as coisas ao nosso redor. A interação com a meninada é algo que me encanta muito.
De acordo com a jornalista e produtora cultural Cristiane Ostermann, coordenadora do MudaMundo, o projeto atende do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental.
Aos professores
— Nossa principal missão é colaborar com os professores naquilo que eles já fazem diariamente, no resgate de valores como cuidado, respeito, diálogo e gentileza - diz Cristiane.
Aos docentes, também são oferecidas oficinas de sensibilização, que ocorrem presencialmente e são ministradas pela própria coordenadora do MudaMundo. Nessas atividades, os professores recebem um material pedagógico criado especialmente para o projeto por pedagogas especializadas, com sugestões de exercícios para aplicar em sala de aula, e os seis livros com as histórias do personagem João.
Mais de 90 mil crianças atendidas
Nos últimos dias de agosto, o MudaMundo se apresentou em escolas de Alvorada, Viamão e Porto Alegre. Nesta semana, passará pela Capital novamente e por Esteio, e, em outubro, repete a parceria em Viamão. De acordo com levantamento do projeto, desde sua criação, a iniciativa já viajou para mais de 125 cidades de 12 Estados diferentes, atendendo a cerca de 4.840 mil escolas públicas e mais de 93 mil crianças. Além disso, mais de 6 mil edições de livros físicos já foram distribuídas em escolas e bibliotecas.
Segundo a coordenadora, o próximo destino, ainda este ano, é o Paraná. Alguns municípios de Minas Gerais, mais especificamente do Vale do Jequitinhonha e Vale do Aço, já estão no radar das próximas visitas, programadas para o ano que vem.
— Em Viamão, perguntamos para os alunos quem já tinha assistido uma peça de teatro e a maioria respondeu que nunca tinha visto. E isso é comum, já viajamos para Mato Grosso, Piauí, Bahia, e nesses lugares muitas crianças também estão assistindo uma apresentação teatral pela primeira vez na vida. É incrível e gratificante poder proporcionar isso — comenta Cristiane
Para a realização dessas ações, o projeto conta com o apoio de diversos patrocínios e das Secretarias Municipais de cada cidade e, principalmente, com a Lei Federal de Incentivo à Cultura. De acordo com Cristiane, como o grupo teatral vem de Minas Gerais, o projeto custeia deslocamento, hospedagem e alimentação.
Quando questionada sobre os próximos objetivos, a coordenadora respondeu:
— Não temos metas de expansão e, sim, de execução. Todo e qualquer movimento é feito a partir do apoio que conseguimos. A escolha das cidades, por exemplo, parte de cada patrocinador. Nossa meta agora é sobreviver, levando literatura e teatro às escolas públicas.
Conheça e ajude
- Caso você queira saber mais detalhes do projeto, acesse o site do MudaMundo (bit.ly/muda_mundo). Também é possível acompanhar a iniciativa pelas redes sociais: @projeto_mudamundo, no Instagram, e @ProjetoMudaMundo, no Facebook.
- Para patrocinar o projeto, entre em contato via WhatsApp pelos telefones: (51) 99806-4427 ou (51) 99153-2164.
Produção: Leonardo Bender