O tradicional desfile de Sete de Setembro será retomado em Porto Alegre após dois anos de interrupção em razão da pandemia. O bicentenário da Independência do Brasil é encarado pelas Forças Armadas como um desfile especial.
O evento terá início às 10h da próxima quarta-feira (7) e contará com a participação de 5 mil militares e civis que desfilarão na Avenida Edvaldo Pereira Paiva. Pela primeira vez, paraquedistas do Exército, a bordo de aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), saltarão sobre o Guaíba. Haverá desfile naval e aéreo com caças da FAB, aeronaves de asa fixa e helicópteros.
O desfile motorizado contará com 180 viaturas blindadas do Exército, viaturas leves da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Polícia Civil, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Guarda Municipal.
O evento termina com a cavalaria. Serão 110 homens e mulheres montados em cavalos do Exército e da Brigada Militar percorrendo a via.
Ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, veteranos das Forças Armadas e representantes de entidades civis também participarão do desfile.