O South Summit Brasil, que começa nesta quarta-feira, 4, em Porto Alegre, já conta com mais de 10 mil inscritos credenciados de 76 países diferentes, como Estados Unidos, Peru, México, Espanha, Irlanda, Israel, Argentina e Alemanha. Contudo, a maior parte dos cadastrados são gaúchos e brasileiros de outros Estados. A expectativa é que o evento receba, ao longo dos três dias, de 15 mil a 20 mil visitantes únicos.
As estruturas de hotéis e restaurantes devem ter aumento de 20% a 30% na ocupação por conta da vinda dos participantes. A maior parte do movimento é esperada para entre terça e quinta-feira, mas já há estrangeiros chegando à Capital desde sábado, de acordo com os organizadores.
Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, o presidente do evento, José Renato Hopf, afirmou que não há nenhum imprevisto na finalização da preparação dos espaços.
— Estamos com 90% da estrutura física concluída, além de 80% da cenografia pronta. Temos, entre pessoas trabalhando direta e indiretamente, um total de quase 2 mil pessoas envolvidas. São cinco palcos, mas tudo está dentro do cronograma — destacou.
Estão confirmados no South Summit 526 palestrantes, dos quais pelo menos 50 são de outros países.
— Sob qualquer número que a gente olhe, é o evento de inovação mais internacional já realizado no Brasil até hoje — enfatizou José Renato Hopf.
O principal objetivo do South Summit é conectar startups, investidores e empresas e, assim, incentivar a inovação e propiciar desenvolvimento econômico. De acordo com o presidente da edição brasileira, 89 fundos de investimentos confirmaram participação, com uma carteira de 62 bilhões de dólares para aplicação na América Latina.
— A gente está com mais do que o dobro do nosso maior sonho, em termos de número de palestrantes, número de fundos — avaliou Hopf.
O presidente destacou que o diferencial do South Summit é a intenção de gerar, além do desenvolvimento econômico, transformação social.
— Essa acho que a principal diferença desse grande evento global. É que ele tem por objetivo implicar em transformação da sociedade. Inovação precisa gerar transformação econômica e social e, para isso, a gente precisa dar acesso a capital, desde os pequenos aos grandes cheques.
Além da programação presencial em Porto Alegre, com cobrança de ingresso, o South Summit poderá ser acompanhado por meio de plataformas de streaming, que transmitirão alguns dos eventos.