Nove azeitólogos passaram a manhã desta quarta-feira (18) no Cais Embarcadero , em Porto Alegre, levando copinhos com não mais que dois dedos do líquido amarelado ao nariz por alguns segundos, degustando e fazendo anotações em folhas de papel. Mordiam um pedaço de maçã verde para limpar o paladar, tomavam um gole de água e repetiam o ritual.
Vindos de São Paulo, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e daqui do Rio Grande do Sul, os degustadores profissionais avaliaram até então 52 dos cerca de 80 rótulos de azeite de oliva extravirgem que concorrem a um selo de qualidade premium. O restante precisa ser degustado na manhã desta quinta-feira (19), na programação do Olivas no Cais, evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) com o objetivo de incentivar e valorizar esse cultivo no RS.
Os avaliadores não usam perfume ou maquiagem para evitar qualquer influência na percepção dos rótulos — o gosto do batom pode prejudicar a análise. E não admitem falhas no produto:
— É zero defeito — destaca Flávio Obino Filho, vice-presidente do Ibraoliva.
São seguidos parâmetros de qualidade estabelecidos pelo Conselho Oleícola Internacional, instituição sediada na Espanha. De acordo com o degustador profissional Sandro Marques, um dos jurados, é fatal para os concorrentes que se perceba algo de borra (possível consequência de não lavar as máquinas adequadamente e permanecer algo da produção anterior, o que dá um cheiro de terra) ou que se repare em um aroma adocicado desagradável de fermentação. O ranço também é um problema grave, aroma que pode surgir se o azeite não foi estocado nas condições adequadas.
— Do pé ao lugar do armazenamento, tem que cuidar muito de todos os elos para ter azeite de qualidade — destaca Marques.
Todos os rótulos foram produzidos inteiramente no Rio Grande do Sul, a partir de azeitonas colhidas no Estado, com a identificação da propriedade, e processadas na indústria gaúcha. Os azeites que passarem pelo crivo da banca vão ganhar o inédito Selo Ibraoliva Produtos Premium RS, que poderá ser exibido nas garrafas desses lotes.
Os qualificados serão anunciados em jantares na quinta e na sexta-feira (20), durante o Olivas no Cais. Até o próximo domingo (22), no Cais Embarcadero, o público poderá participar de palestras sobre o consumo de azeite de oliva extravirgem, jantares preparados por chefs renomados e adquirir azeites de oliva gaúchos na feira — 28 produtores confirmaram presença. Confira a programação neste link.