A apuração dos desfiles da série Ouro do Carnaval de Porto Alegre foi marcada por tumulto nesta terça-feira (10). O resultado, que consagrou a Imperadores do Samba como a grande vencedora de 2022, não foi aceito pacificamente.
Integrantes da Estado Maior da Restinga acabaram se manifestando com revolta sobre a apuração. Mesas e cadeiras foram arremessadas. A Brigada Militar precisou intervir com bombas de efeito moral para encerrar com o tumulto. No meio da confusão, um fotógrafo do jornal Correio do Povo foi agredido e teve a câmera danificada.
— Toda Porto Alegre estava dizendo que era a Restinga. Ficar em quarto lugar desilude o pessoal da comunidade. O nosso Carnaval estava maravilhoso e recebemos notas que não existem. Nossas alegorias foram as melhores em anos. A gurizada se revolta, porque nossa escola é como uma religião, somos apaixonados. Ficamos muito tristes com isso — disse o presidente da agremiação, Aldo Luís Rabello Carlos.
O prefeito Sebastião Melo, que está em viagem à Suécia e Dinamarca, também se manifestou:
— Carnaval é expressão legítima da cultura popular. E cultura é paz, colaboração, entretenimento. Uma grande parceria viabilizou o Carnaval da retomada neste ano em Porto Alegre. Acompanho com tristeza e lamento profundamente os episódios de violência que ocorrem na apuração.