Com a retomada do movimento normal no trânsito em Porto Alegre, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) planeja ampliar a oferta de ônibus no bairro Jardim Lindoia, na zona norte da Capital. As linhas TR61-Cristóvão Colombo e 611-Lindoia foram desativadas na região durante a pandemia, devido à redução de passageiros. Estas não deverão voltar. No entanto, uma linha em operação deverá ser desmembrada em duas e uma outra, atualmente fora de operação, deverá voltar a circular.
O aposentado Osmar Costa da Silva, 80 anos, relata que o encerramento da oferta das linhas TR61 e 611 faz com que os ônibus que operam na área façam voltas maiores, passem pela região lotados e não atendam alguns trechos do bairro.
— A linha que nos atende passa por quatro bairros, vem lotada e as pessoas ainda precisam caminhar mais para pegar ônibus. Eu, que tenho 80 anos, faço academia todos os dias no bairro Cristo Redentor e agora não tenho ônibus para pegar aqui perto. Acabo tendo que pegar o carro — relata o idoso.
O morador salienta a importância do itinerário feito pelo TR61, que passava por toda a Rua Joaquim Silveira e ia em direção à Avenida Cristóvão Colombo, onde muita gente trabalha. Segundo a EPTC, essa era uma linha troncal de reforço, e os usuários têm a opção de utilizar os ônibus 610.2 Minuano e 637.2 Chácara das Pedras Via IAPI.
Quanto à linha 611, foi unificada com a 610 Minuano e o terminal foi transferido para o bairro Sarandi. O atendimento do bairro Jardim Lindoia, conforme a EPTC, ocorre pela linha 610.2 Minuano/Lindoia/Sarandi, que oferta 80 viagens em dias úteis, 34 aos sábados e 16 aos domingos.
A previsão é de que linhas de ônibus desativadas durante a pandemia sejam gradativamente restabelecidas, conforme o aumento da demanda de passageiros. No caso do Lindoia, deve ocorrer o desmembramento da linha 613.5 Elisabeth/Sarandi, de forma a atender as duas regiões, e que o atendimento retorne ao Terminal Lindoia, na Avenida Maria Josefa da Fontoura, por meio da linha 610.1 Minuano/Lindoia, atualmente inoperante.
Não há, porém, prazo para que essas alterações ocorram. A EPTC informa que a média de passageiros em dias úteis caiu de 854.095 para 530.509 entre março de 2019 e o mesmo mês de 2022, e que analisa diariamente a demanda para realizar os ajustes necessários na tabela horária.
A orientação é de que os usuários informem suas demandas pelo número 156, a fim de que a prefeitura possa fazer a adequação necessária na oferta do transporte público.