A prefeitura de Porto Alegre irá contratar uma empresa que, por meio de rondas motorizadas, fará o registro de demandas relacionadas à zeladoria da cidade. A intenção é identificar problemas no mobiliário urbano (como bancos, paradas de ônibus, lixeiras, etc) e buracos em ruas e calçadas, entre outros pontos.
Uma licitação, na modalidade pregão eletrônico, foi aberta nesta semana. Ao todo, serão oito equipes — com motos, câmeras acopladas aos capacetes, celulares e sistema de informação geográfica — que devem proporcionar, segundo a prefeitura, mais agilidade, diminuindo a necessidade de vistoria por parte das equipes técnicas da Secretária Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).
Atualmente, a prefeitura recebe as demandas da população pelo número 156 e pelo aplicativo 156+ POA. A expectativa, com a nova modalidade, é ter equipes focadas apenas nesse diagnóstico.
— A prefeitura, através de uma ronda, vai diagnosticar os problemas antes do pedido do cidadão pelo 156. A cidade precisa ser mais proativa e, por isso, vamos qualificar as demandas e agir com medidas mais assertivas, proporcionando mais eficiência e economia para a gestão pública — disse o titular da SMSUrb, Marcos Felipi Garcia.
O valor estimado da licitação é de R$ 511.948,80, e o pregão eletrônico será do tipo menor preço. A sessão pública ocorre às 10h do dia 15 de fevereiro de 2022, e pode ser acessada por meio deste link.