Os quatro postes históricos que haviam sido retirados do entorno da Praça da Matriz em 12 de janeiro foram recolocados no local. As estruturas de ferro, fabricadas na década de 1930, passaram por um processo de restauro e voltam a iluminar a área já a partir desta quinta-feira (3).
O artista responsável pelo trabalho, Ricardo Cardoso, havia projetado 40 dias para que os postes voltassem à região, porém ele cumpriu a entrega antes do prazo. Ele também trabalha no mobiliário da Rua dos Andradas, a serviço da concessionária IPSul. Na via, 43 postes foram retirados para serem restaurados.
Os postes foram fabricados pela empresa Union Metal, especializada em metal fundido e criada em 1906, em Ohio, nos Estados Unidos. Foi necessária uma pesquisa histórica feita por Cardoso, com o auxílio do arquiteto Lucas Volpatto e do engenheiro Henrique Mateus, para combinar componentes e características originais às novas instalações elétricas para possibilitar o funcionamento de lâmpadas de LED.
A recolocação traz alivio aos moradores da região, que, quando viram as estruturas de ferro saírem do local, reclamaram da escuridão nas proximidades da praça. Os postes foram instalados em frente à Catedral e ao Memorial do Ministério Público.