Há oito meses, os postes históricos de ferro fundido da Rua dos Andradas - localizados entre a Marechal Floriano e a praça Dom Feliciano - foram retirados para restauração. Eles foram substituídos por provisórios, típicos das praças públicas da Capital.
Com quase cem anos, eles apresentaram corrosão e desgaste. Ainda não há previsão sobre quando eles retornarão para também chamada Rua da Praia. O que já se sabe é que nem todos voltarão a decorar a tradicional via do Centro Histórico.
De acordo com o consórcio IP Sul, responsável pelo projeto de modernização da iluminação pública de Porto Alegre, os postes estão guardados. Parte deles está em um depósito da prefeitura e outra parte na sede da IPSul.
Alguns deles estão tão avariados que não poderão ser restaurados. O consórcio ou a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) não informam quantos estão nestas condições.
Está sendo buscado algum fornecedor que possa entregar os postes no mesmo modelo. Se isso não for possível, novos modelos poderão ser adquiridos, desde que haja concordância por parte da prefeitura.
Os postes da década de 1920 foram feitos em Ohio (Estados Unidos) por uma fábrica em atividade até hoje, chamada Union Metal. Eles remetem ao começo da iluminação pública elétrica no centro de Porto Alegre, que até então era a gás.
No começo de 2021, quatro postes do mesmo modelo foram restaurados e devolvidos à Praça Montevidéu, na frente do Paço Municipal. Já na Praça da Matriz, que passa por obras de revitalização, houve o reparo nos 15 postes da mesma fábrica de Ohio.