O Mercado Público de Porto Alegre passará por pintura de toda a fachada a partir desta terça-feira (22). Com investimento de R$ 1,02 milhão por parte da prefeitura da Capital, o trabalho será executado pela Rumo Engenharia, que tem o prazo de sete meses para execução do trabalho, a contar da ordem de início das atividades (14 de fevereiro).
De acordo com a prefeitura, está será a quarta intervenção para recuperação da estrutura, levando em consideração a troca de escadas rolantes, a reforma elétrica e a substituição de deques no Largo Glênio Peres.
A partir desta semana, a empresa que venceu a licitação vai trabalhar na instalação da base de trabalho e começará a isolar as primeiras áreas que serão pintadas. A tonalidade de amarelo a ser empregada foi desenvolvida exclusivamente para a estrutura. A estimativa da fabricante é de que serão utilizados dois mil litros de produtos ao longo dos trabalhos.
O Mercado Público
Construído ainda no período imperial, o Mercado Público foi inaugurado em 1864 com apenas um pavimento. Em 1912 foi ampliado para dois pavimentos, quando a fachada foi ornamentada com elementos arquitetônicos ecléticos. O espaço foi tombado como Patrimônio Cultural de Porto Alegre em 1979. Entre 1990 e 1997, a estrutura passou por um processo de restauração.
Já na noite de 6 de julho de 2013, um incêndio destruiu aproximadamente 60% do piso superior do Mercado, atingindo seis restaurantes, o Memorial do Mercado, a sede da Unidade Executora do Projeto – Monumenta e a subestação transformadora de energia elétrica. Na área afetada, a cobertura em telhas cerâmicas foi totalmente destruída, assim como parte da cobertura metálica do pátio central. Esse trecho foi restaurado entre os anos de 2014 e 2016.