Sandor Roberto Krause (61 anos), um mecânico-ajustador aposentado, de Santa Cruz do Sul, enviou-nos uma dúzia de antigos cartões-postais, com fotos, em preto e branco, da Capital. São imagens do centro da cidade, que pertenceram ao seu avô, Evaldo Otto Krause (in memoriam), que trabalhava numa olaria, em Rio Pardinho, onde viveu a vida inteira.
Provavelmente, Evaldo comprou os cartões numa viagem a Porto Alegre, no final da década de 1950, como lembrança, ou com o intuito de compartilhar, com parentes e amigos, a experiência da visita à cidade grande e movimentada.
Uma das cenas, acima, está identificada como Largo da Prefeitura e mostra o atual Largo Glênio Peres e, ao fundo, a Praça Montevidéu, com uma configuração bem diferente do grande calçadão de hoje. Um ônibus, muitos carros e bondes tomam conta da rua, ao longo do Mercado Público e até mesmo diante do Paço Municipal, onde havia apenas um pequeno jardim, em forma de elipse, mas já com o bonito chafariz de azulejos, vindo de Talavera, Espanha, oferta da colônia espanhola para os gaúchos no ensejo das comemorações do Centenário da Revolução Farroupilha, em 1935.
Colaborou Cristina Ranzolin