Após caixas d'água serem instaladas de forma precária no Morro da Cruz, na zona leste de Porto Alegre, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) prometeu que as estruturas serão reparadas. Reportagem de GZH mostrou reservatórios instalados sobre churrasqueira e pilha de tijolos.
O diretor-geral da autarquia, Alexandre Garcia, em entrevista ao programa Estúdio Gaúcha, afirmou que os problemas serão consertados nos próximos dias:
— Como as caixas têm 500 litros, é necessária uma boa estrutura para mantê-la. Recebemos algumas reclamações e vamos agir, alguns equívocos podem ter acontecido e serão sanados.
Os bairros Partenon, Vila São José, Vila João Pessoa, Coronel Aparício Borges e Santo Antônio estão sob decreto de situação de emergência, assinado pelo prefeito Sebastião Melo no último dia 10, devido à falta d'água.
A prefeitura da Capital informou que colaborou com a instalação de sete caixas d’água e distribuiu 50 unidades até o anoitecer de terça-feira (22). Também relatou que auxiliou na instalação dos reservatórios apenas nas casas sem infraestrutura adequada. Nesta quarta-feira (23), a prefeitura ainda lembrou que assumiu o compromisso de distribuir 400 caixas d’água e colaborar na instalação de algumas delas.
— Para aquelas pessoas que se dispõem a instalar, entregamos as caixas d'água e elas instalam com sua mão de obra. Outra situação é a das pessoas não têm nem como instalar, nem como comprar os materiais e contam com o apoio da prefeitura — completou Garcia.