Agora, Porto Alegre tem mais piscinas públicas abertas do que fechadas — isso se consideradas apenas as cinco que têm aberto ao longo dos últimos anos. Isso porque a prefeitura iniciou ontem o atendimento no Centro de Comunidade da Vila Restinga (Cecores). Além do Cecores, estão abertas as piscinas do Centro de Comunidade Vila Ingá (Cevi) e do Centro da Comunidade Parque Madepinho (Cecopam), desde o dia 3 de janeiro.
Na semana passada, o Diário Gaúcho mostrou três locais continuavam fechados. Isso, em razão problemas encontrados pela prefeitura depois de manter as piscinas públicas desativadas por dois anos — a última temporada de banho nos espaços havia sido no início de 2020. A titular da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ), Débora Garcia, explicou que a piscina do Cecores era a mais próxima de abrir dentre as que seguiam fechadas. Os reparos necessários no local foram os de mais simples execução e já estavam praticamente finalizados desde a última semana. Os detalhes restantes foram concluídos nesta semana e o local pôde abrir as portas ontem.
Infelizmente, para quem queria se safar do calorão, não foram as águas do Cecores que ajudaram. Depois de um onda de calor que se estendeu pelas últimas duas semanas, a temperatura caiu consideravelmente na Capital entre quarta e quinta-feira. Na data da abertura da piscina pública na Restinga até choveu levemente na cidade durante o dia. Ainda assim, o plano seguiu conforme o que ocorre nas outras piscinas públicas. Pela manhã, o turno é reservado para atividades direcionadas com professores da SMELJ. Pela tarde o cronograma prevê banho livre. Em dias quentes, o banho livre costuma reunir desde os pequenos até os mais velhos. Ontem, a temperatura mais baixa e o clima ameno deixaram a piscina esvaziada de banhistas.
Ainda assim, a secretária Débora comemorou a abertura do terceiro espaço na Capital, visando as piscinas como ferramenta de fomento a natação.
— Essa abertura traz um aumento no bem estar e na qualidade de vida dos moradores da Zona Sul. E além disso, proporciona um aprendizado por meio de um esporte como a natação para as crianças e adolescentes — cita a titular da SMELJ.
Fechadas
Apesar de abertura de um terceiro espaço nesta quinta-feira, outras duas piscinas da cidade seguem sem funcionar. São os espaços do Centro Comunitário Primeiro de Maio (Ceprima) e do Centro de Comunidade da Vila Floresta (Cecoflor). A secretária explicou os problemas de cada um dos espaços.
No Ceprima, o percalço está em dois motores que auxiliam no funcionamento da piscina. Como ficaram desligados por muito tempo, os equipamentos estavam "travados", diz a secretária. Eles foram retirados e levados para conserto, o que deve ser concluído em até 10 dias. No Cecoflor, um cano de retorno da piscina precisa ser trocado, pois está quebrado. A previsão para o serviço é a mesma do Ceprima.
— Entretanto, ainda não sabemos quando será possível abrir os locais para o público — diz Débora.
Além das cinco piscinas que abrem normalmente, a Capital tem outros dois centros de comunidade que também contam com o equipamento. Porém, já há alguns anos estes espaços deixaram de ser utilizados em razão de problemas estruturais de difícil solução. São as piscinas do Cegeb, no bairro Medianeira, e do Cecove, no bairro Sarandi.
Como funcionam os espaços
O serviço é disponibilizado de forma gratuita para a comunidade porto-alegrense. Os locais oferecem serviços como hidroginástica, dança na água, natação e banho livre. Se alguma pessoa se destacar durante as aulas de natação, é feito o encaminhamento para o projeto Social Esporte Clube, que tem como objetivo direcionar os talentos para os clubes esportivos.
Devido à pandemia, são adotadas medidas sanitárias, como uso obrigatório de máscara de proteção facial, espaçamento na fila e restrição do número de pessoas nos vestiários para evitar aglomerações. O horário de funcionamento é das 8h30min às 18h30min.
Onde ficam as piscinas
As que abrem anualmente
- Cecores: Avenida Nilo Wulff, s/n°, bairro Restinga
- Cecoflor: Rua Irene Capponi Santiago, 290, bairro Cristo Redentor
- Cecopam: Rua Arroio Grande, 50, bairro Cavalhada
- Ceprima: Rua Camoati, 64, bairro Santa Maria Goretti
- Cevi: Rua Papa Pio XII, 129-335, Vila Ingá/Passo das Pedras
As que não abrem mais
- Cegeb: Rua Coronel Neves, 555, bairro Medianeira
- Cecove: Rua Paulo Gomes de Oliveira, 200, bairro Sarandi