Em sessão solene, a Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu a Comenda Porto do Sol à jornalista Adriana Irion, que trabalha há 29 anos no jornal Zero Hora, do Grupo RBS. A outorga da homenagem foi realizada no Plenário Ana Terra nesta terça-feira (16).
A Porto do Sol é a mais alta honraria conferida pelo Poder Legislativo da Capital para pessoas físicas ou jurídicas com atuação reconhecida em áreas do conhecimento humano, educação, comunicação, economia, saúde, esporte, ciência, ambiente, tecnologia, cultura, religião, trabalho comunitário e direitos humanos. Ao receber a premiação, a jornalista, que integra o Grupo de Investigação da RBS (GDI), disse estar honrada:
— Recebo essa homenagem em nome de todos os colegas jornalistas que fazem matérias investigativas. O maior prêmio, porém, é ver uma cidade melhor, mais fiscalizada, e os recursos públicos bem aplicados.
Adriana foi agraciada por reportagens publicadas ao longo dos últimos anos apontando suspeitas de corrupção e irregularidades na máquina pública. Recentemente, mostrou indícios de desvios e de descontrole no uso de verbas da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Em 2016, investigação expôs esquema envolvendo empresas que atuavam no antigo Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), cobrando e recebendo por serviços que não prestavam. A série ficou conhecida como "Dinheiro pelo Bueiro". A reportagem sustentou o pedido de devolução de R$ 4,9 milhões ao DEP pelos envolvidos, que chegavam a cobrar pela limpeza de bueiros que não existiam.
A homenagem à jornalista foi proposta pelo vereador Ramiro Rosário (PSDB).
—No Rio Grande do Sul, o jornalismo investigativo tem nome e sobrenome: Adriana Irion — disse ele, acrescentando que "seu nome está gravado no jornalismo gaúcho com a marca anticorrupção".