A prefeitura de Porto Alegre realizou na tarde desta terça-feira (26) uma sessão pública para receber propostas de empresas interessadas em revitalizar o calçadão das ruas dos Andradas e Uruguai e fazer a urbanização do quadrilátero central do Centro Histórico — que engloba vias como Floriano Peixoto, Otávio Rocha e Doutor Flores. Um consórcio apenas participou, chamado Novo Centro, mas será considerado inabilitado por ter uma sanção de participação em certames públicos.
— A gente fez a análise da documentação e consultamos o cadastro nacional de empresas, que funciona assim: se a empresa participa de licitação no Rio de Janeiro ou lá na Amazônia e acontece uma coisa errada, ela é declarada inidônea ou suspensa — explica o secretário municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa.
A licitação era uma concorrência internacional, do tipo menor preço global, com investimento mínimo previsto de R$ 12.552.254,98. As obras fazem parte do programa Centro +, desenvolvido pela prefeitura para recuperação do Centro Histórico. As intervenções privilegiam a circulação de pedestres, por meio da ampliação das calçadas, da qualificação das travessias, da redução de barreiras de acessibilidade e da melhoria da pavimentação em geral.
O secretário explica que a inabilitação do consórcio será publicada no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (27) e que, após encerrado o prazo para a empresa recorrer, a prefeitura deve receber novas propostas.
— Com certeza vamos tentar de novo, é uma prioridade para nós — afirma Barbosa.
Projeto de revitalização:
- Rua dos Andradas - trecho entre a Rua General Câmara e a Rua Marechal Floriano Peixoto: reforma completa do calçadão de pedestres.
- Rua dos Andradas - trecho entre a Rua Marechal Floriano Peixoto e a Rua Dr. Flores: recuperação do pavimento histórico da via e reforma completa dos passeios.
- Rua Uruguai - trecho entre a Rua dos Andradas e a Rua Sete de Setembro: reforma completa do calçadão de pedestres.
Urbanização:
- Rua Voluntários da Pátria - trecho entre a Rua Marechal Floriano Peixoto e a Rua Dr. Flores: recuperação do pavimento do corredor de ônibus, reforma completa dos passeios.
- Rua Otávio Rocha - trecho entre a Rua Marechal Floriano Peixoto e a Rua Dr. Flores: recuperação do pavimento da via, reforma completa dos passeios e qualificação do canteiro central.
- Rua General Vitorino - trecho entre a Rua Marechal Floriano Peixoto e a Rua Dr. Flores: substituição do pavimento da via e reforma completa dos passeios.
- Rua Doutor Flores - trecho entre a Rua General Vitorino e a Rua Voluntários da Pátria: substituição do pavimento da via e reforma completa dos passeios.
- Rua Vigário José Inácio - trecho entre a Rua General Vitorino e a Rua Voluntários da Pátria: substituição do pavimento da via, reforma completa dos passeios e do calçadão de pedestres.
- Rua Marechal Floriano Peixoto - trecho entre a Rua General Vitorino e a Rua Otávio Rocha: substituição do pavimento da via e reforma completa dos passeios.
- Avenida Borges de Medeiros - trecho entre a Avenida Salgado Filho e a Rua Sete de Setembro: substituição do pavimento da via, reforma completa dos passeios, qualificação do canteiro central e da Esquina Democrática.