A prefeitura de Cachoeirinha deve assinar contrato para ampliar a coleta de lixo no município na tarde desta segunda-feira (18). Atualmente, quatro caminhões de lixo atuam no município. Com o contrato, mais quatro passarão a operar de forma imediata, segundo o Executivo municipal, totalizando oito veículos.
A assinatura do contrato estava prevista para a sexta-feira (15), de forma virtual. Segundo o prefeito em exercício Maurício Medeiros, a terceirizada preferiu remarcar a assinatura para esta segunda, para fazer de forma presencial.
O problema da coleta começou há mais de duas semanas, quando uma operação que investiga suposto esquema de corrupção envolvendo a gestão do prefeito Miki Breier e duas empresas que atuavam na limpeza da cidade suspendeu o recolhimento. No dia 9 de outubro, o serviço foi retomado graças à contratação emergencial de outra empresa.
A reportagem de GZH circulou por ruas do município durante esta manhã e observou bastante lixo acumulado, com contêineres transbordando e sacolas cheias amontoadas sobre as calçadas. Em alguns pontos, a quantidade de resíduos faz com que motoristas precisem contornar os montes para passar pela via.
O problema ocorre em diferentes bairros, como Cohab, Vila City e Vila Imbuí. Perto da entrada da cidade, na Avenida Flores da Cunha, a situação era um pouco melhor, com alguns contêineres sem excesso de lixo. Outros, no entanto, também transbordavam.
Uma moradora do bairro Cohab, que não quis se identificar, afirma que tem evitado colocar o lixo na rua, já que a coleta não está sendo feita. No entanto, o mau cheiro causa incômodo:
— Tenho tentado não colocar todo o lixo na rua porque as lixeiras já estão todas cheias. Nas ruas dos lados também estão transbordando. Só que fica com mau cheiro, tanto em casa quanto na rua, com tudo sujo. É uma situação muito ruim pra todos. É insustentável.
Morador do bairro Imbuí, Renan Fortes, 43 anos, também reclama do mau cheiro na região:
— É uma situação que já ocorre há mais de 15 dias. Agora, depois do fim de semana, fica ainda pior, com mais lixo espalhada, com um cheiro ainda pior.