A Guarda Municipal de Porto Alegre identificou e autuou o suspeito de pichar parte da megapista de skate da orla do Guaíba, inaugurada há menos de uma semana. Um homem pichou a estrutura na madrugada de quarta-feira (27).
O suspeito, que tem 24 anos, foi autuado em casa, no início da tarde desta sexta-feira (29). A Guarda Municipal chegou até o homem, que não teve o nome divulgado, após analisar uma postagem em rede social. Um vídeo mostra uma pessoa pichando a estrutura.
O homem deverá ser multado, e o valor da sanção será definido em processo administrativo, segundo o comandante da Guarda, Marcelo Nascimento. O caso também foi encaminhado para a 2ª Delegacia de Polícia (DP) de Porto Alegre, que seguirá com a investigação na esfera criminal. O comandante pediu o apoio da população para a preservação dos espaços públicos.
— A preservação do patrimônio público não é apenas uma questão urbanística, mas o princípio da segurança pública preventiva. Uma cidade bem cuidada e preservada significa um local mais seguro para a população. Esperamos contar com a colaboração da população neste objetivo de termos uma cidade cada vez mais aprazível e segura para todos — afirmou Nascimento.
Uma equipe das empresas que adotaram a pista, a Talo Gestão e Comunicação e a Farah, já realizou a limpeza do local pichado.
No âmbito administrativo, o processo decidirá pela aplicação da multa, pela forma de reparo ao dano ou pelo envio do processo à Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre para abertura de ação judicial cível de reparação de dano ao patrimônio. O delito é passível de multa de R$ 669 a R$ 3.345.