Oportunidade para atualizar as vacinas de crianças e adolescentes, o Dia D da Multivacinação ocorre no próximo sábado (16) em Porto Alegre. Neste dia, estarão abertas 85 unidades de saúde, que vão oferecer 22 vacinas indicadas pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. O atendimento será das 9h às 17h, para atender esse público com até 15 anos incompletos.
Algumas das vacinas que estarão disponíveis são hepatite (A e B), febre amarela, BCG, varicela, tríplice viral e HPV quadrivalente, entre outras. A primeira dose contra a covid-19 também estará disponível em 45 postos de saúde para adolescentes a partir dos 12 anos. Para facilitar o acesso da população aos locais de imunização, a prefeitura irá fornecer transporte gratuito.
O objetivo da ação, segundo a diretora da Atenção Primária à Saúde na Secretaria de Saúde de Porto Alegre, Caroline Schirmer, é principalmente atingir crianças e adolescentes que estão com as vacinas em atraso, por diferentes motivos, como questões socioeconômicas ou mesmo pela distância entre a moradia e os postos. A estimativa é de que cerca de 30% desse público esteja com o esquema vacinal defasado.
— A ideia é que se consiga trazer essas pessoas para as unidades de saúde. Inclusive, por isso, colocamos linhas circulares gratuitas, que passarão em diversos pontos do território e pelas unidades de saúde. Depois, devolverão os pacientes para as residências. Nossa ideia é conseguir contemplar quem não consegue chegar à unidade de saúde — explicou em entrevista à Rádio Gaúcha na noite desta terça-feira (12).
Estão previstas 15 linhas circulares de ônibus, que irão até 19 unidades de saúde. O serviço atenderá as nove regiões da cidade com o maior número de pessoas aptas a se vacinar, registradas no Cadastro Único (CadÚnico) para políticas públicas do governo federal, mas que ainda não estão imunizadas contra a covid-19. As linhas circularão das 9h às 17h, com partidas de viagens entre 25 e 35 minutos durante o período em que os postos estiverem abertos.
Para consultar os itinerários e linhas disponibilizadas, é possível acessar este link. O trajeto também pode ser conferido pelo APP 156+POA. As paradas de ônibus com as linhas gratuitas estarão identificadas com adesivos.
Outras vacinas
Nas 45 unidades de saúde que vão oferecer vacina contra a covid-19, também haverá aplicação da segunda dose de CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer para vacinados há 28 dias, 10 e oito semanas, respectivamente. A terceira dose será oferecida para idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde vacinados com a segunda aplicação há seis meses e imunossuprimidos vacinados com a segunda dose há pelo menos 28 dias, independentemente do fabricante.
Para receber a primeira dose da vacina contra a covid-19, é preciso apresentar documento de identidade com CPF. Para segunda e terceira dose, documento de identidade e carteira de vacinação. Para a dose de reforço, imunossuprimidos precisam comprovar a condição. Já os profissionais de saúde, devem apresentar comprovante de vínculo com o conselho de classe. Para as demais vacinas, é preciso apresentar documento de identificação e caderneta de vacinação da criança ou do adolescente.
Serviço
Dia D da Multivacinação
- Locais: 85 unidades de saúde, das 9h às 17h (vacinação contra a covid-19 em 45 unidades para maiores de 12 anos)
- Endereços: confira neste link
As vacinas
Até sete anos
- BCG
- Hepatite B
- Pentavalente
- Pólio inativada
- Pólio oral
- Rotavírus
- Pneumocócica 10- valente
- Meningocócica C
- Febre amarela
- Tríplice Viral
- DTP
- Hepatite A
- Varicela
Entre sete e 15 anos incompletos
- Hepatite B
- Febre amarela
- Tríplice Viral
- Difteria e tétano adulto
- Meningocócia ACWY
- HPV quadrivalente
Covid-19: somente maiores de 12 anos