Outubro marca o período de complemento do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente. Iniciada nesta sexta-feira (1), a campanha de multivacinação vai ocorrer até o fim do mês, em 45 mil postos de saúde de todo o Brasil. A prioridade são crianças de seis meses a 15 anos incompletos.
Serão oferecidos 19 tipos de vacina, incluindo as doses contra o coronavírus (confira abaixo o detalhamento dos imunizantes e a faixa etária que pode receber cada fármaco).
O Dia D de vacinação será em 16 de outubro – inicialmente, o Ministério da Saúde havia informado aos municípios que a força-tarefa ocorreria em 2 de outubro, por esse motivo algumas cidades divulgaram a data de forma equivocada.
Porto Alegre oferecerá um esquema especial para o público das periferias. Nove bairros que integram a lista com o maior contingente de pessoas não vacinadas contra a covid-19 terão linhas de ônibus circulares e passagem gratuita, exclusiva para chegar às unidades com vacinadores. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a EPTC alertam que não será um dia de passe-livre, como ofertado em anos anteriores.
Os moradores poderão pegar um ônibus para chegar aos postos, mas não terá a opção de deslocar, por exemplo, da Restinga até o Centro, gratuitamente. É um incentivo exclusivo para não deixar de se vacinarem – detalha a diretora de atenção primária da SMS, Caroline Schirmer.
O nome das linhas e a listagem dos bairros está em definição pelo Executivo e deve ser divulgada em breve.
Está em estudo ainda a oferta de um voucher para transporte por aplicativo, no valor de R$ 30, também para uso nessas regiões. A prefeitura negocia com as companhias o apoio para a iniciativa.
Das 132 unidades da Capital, 78 estarão abertas, entre 9h e 17h, no Dia D. Unidades móveis atenderão os locais em que não há postos de saúde, como a Ilha do Pavão, no Arquipélago.
A diretora de Atenção Primária alerta que houve um aumento nas internações das doenças combatidas pelas vacinas tradicionais, como sarampo, gripe e pneumonia.
– Muita gente deixou de se vacinar contra outras doenças na pandemia, mas agora é importante complementar o esquema – orienta Caroline Schirmer.
Veja as vacinas que serão oferecida no Dia D
Para quem tem até seis anos de idade, conforme nota técnica enviada pelo Ministério da Saúde
- BCG, Hepatite B, Penta, Polio inativada, Polio oral, Rotavírus, Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C, Febre amarela, Tríplice viral (SCR - sarampo, caxumba e rubéola), Tetra viral (SCRV - sarampo, caxumba e rubéola e varicela), DTP, Hepatite A e Varicela.
Para quem tem de sete a 14 anos e 11 meses, conforme nota técnica enviada pelo Ministério da Saúde
- Hepatite B, Febre amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano adulto, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente, Varicela e dTpa.