Jorge Luis Nicolas Audy
Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc
Luiz Carlos Pinto Silva Filho
Diretor de Inovação da UFRGS e Secretário de Inovação de Porto Alegre
O Pacto Alegre é um movimento de articulação e ativação de projetos transformadores, visando criar em Porto Alegre um ecossistema global de inovação de classe mundial. Um ecossistema que potencialize nossas competências, alicerçado em valores e propósito, e que atraia talentos e contribua para um futuro melhor para todos, de forma inclusiva e respeitando a diversidade que caracteriza a cidade. O Pacto tem origem na Aliança para a Inovação de Porto Alegre, criada em 2018 pelos Reitores Rui Oppermann (UFRGS), Ir. Evilázio Teixeira (PUCRS) e Pe. Marcelo Aquino (Unisinos).
Em março de 2019, foi criado o Pacto Alegre, no 247º aniversário da capital gaúcha. Nesse dia foi realizada a primeira reunião da Mesa do Pacto, com mais de 80 entidades e representantes da sociedade. Foram aprovados seis desafios (educação e talentos, imagem da cidade, ambiente de negócios, modernização da administração pública, transformação urbana e qualidade de vida). Na sequência, em maio de 2019, na segunda reunião da Mesa do Pacto, após sprints de cocriação com centenas de participantes, foram lançados os primeiros 24 Projetos Estratégicos relacionados aos desafios aprovados previamente.
Na terceira reunião, em dezembro de 2019, na Unisinos, foram analisados os avanços dos Projetos Estratégicos do Pacto Alegre, após apresentação em sessão pública aberta no NAU Livespaces, ambiente de inovação localizado no antigo Clube Gondoleiros. Em março de 2020, estávamos prontos para celebrar o primeiro aniversário do Pacto no Museu Iberê Camargo e realizar a entrega de importantes projetos, quando fomos atingidos pela pandemia, forçando o cancelamento da reunião prevista para 27 de março, 248º aniversário da cidade. A delicada situação nos levou a alterar planos e repensar as prioridades. O agravamento das condições nos fez criar, na quarta reunião, um novo desafio extraordinário (POA vs. Covid), incluindo novos projetos e ações para mitigar os efeitos da crise sanitária.
Neste mês de setembro, tivemos a quinta reunião da Mesa do Pacto, novamente com a presença do consultor internacional Josep Piqué, realizada no Plaza Hub, junto ao Hotel Plaza São Rafael, com mais de 120 participantes. Essa reunião, realizada em formato híbrido, teve por objetivo fazer um balanço das atividades e deliberar sobre novos projetos para os próximos anos.
Mesmo na pandemia, os trabalhos nos 24 projetos aprovados inicialmente não cessaram. Avanços importantes foram realizados, com entregas significativas como a constituição do Instituto Caldeira, o Capta POA, a realização do evento POA 2020, a instalação da rede POA Ar Alegre, a consolidação das propostas do Marca de POA. Nesse período, foram renovadas as lideranças em muitas instituições e o Pacto Alegre recebeu novos atores, que têm aportado novas energias e contribuído muito. Registramos os avanços recentes feitos em conjunto com a nova gestão da cidade, que resultou na elaboração de sete novos projetos estratégicos. Durante a semana da quinta Reunião da Mesa do pacto, também entregamos e reconhecemos projetos concluídos (Instituto Caldeira) ou em fase final de consolidação (Marca de POA).
Foi realizada a apresentação das três propostas para a Marca de POA que irão ser colocadas em escuta pública em outubro, para que todos os cidadãos possam opinar sobre as propostas, desenvolvidas de forma colaborativa por voluntários de mais de 42 agências de design, ouvindo mais de 200 representantes das mais diversas instituições e bairros da cidade. A ideia é que possamos anunciar em dezembro qual a marca (símbolo) que mais impacta e mobiliza os corações e a simpatia de quem gosta de Porto Alegre.
Fizemos o ato de entrega do projeto do Instituto Caldeira, que envolve pessoas preocupadas com o futuro das nossas empresas e a transformação digital dos negócios, liderados por empresários conscientes da importância da inovação. Esse projeto, concebido por empresários engajados na transformação de Porto Alegre, hoje é uma realidade e uma das referências em ambientes de inovação no Brasil. São mais de 40 empresas e entidades fundadoras do empreendimento, localizado nos espaços das antigas fabricas da Renner, no Quarto Distrito.
Durante a reunião da Mesa do Pacto, foram aprovados todos os sete projetos submetidos para deliberação. As entidades e as pessoas presentes indicaram em quais projetos gostariam de atuar. Temos agora os seguintes projetos estratégicos aprovados: Cidade Educadora, Centro+, Projeto 250+10, Territórios Criativos, POA Digital, Startup City e Aprendizados da Pandemia. Na reunião, também ocorreu o lançamento do Festival POA 2022, em parceria com o coletivo POA Inquieta, a realizar-se em setembro de 2022, na esteira do sucesso do Festival POA 2020.
Tivemos ainda a satisfação de conversar com representantes de outras cidades gaúchas (como Lajeado, Rio Grande, Gravataí, Caxias do Sul e Canoas) e Estados (Goiás e Rio Grande do Sul). O Pacto Alegre está inspirando outras cidades e Estados a desenvolver ações similares.
Para tanto, contamos com a força da cidadania dos porto-alegrenses e dos membros da Mesa do Pacto e com o talento e engajamento das centenas de voluntários que já dedicam uma quantidade imensa de tempo para ajudar a construir essa agenda de futuro. Com a energia e o engajamento que vimos na reunião da Mesa do Pacto, acreditamos que teremos ainda mais mãos e mentes ajudando na de transformação de Porto Alegre. Nessa verdadeira conspiração do bem, na qual sempre cabe mais um, até que tenhamos inspirado e motivado cada cidadão da nossa cidade.