Por Luis Lamb, pró-reitor de Pesquisa – UFRGS, coordenador da Aliança pela Inovação UFRGS-PUCRS-Unisinos
O século 21 é reconhecido como o século das cidades e do conhecimento.
Em 2030, as cidades concentrarão 60% da população mundial. Para que vençamos os desafios impostos por crescentes demandas por educação, saúde, infraestrutura e trabalho qualificados, soluções inovadoras e sustentáveis serão fundamentais.
Porto Alegre conta com uma rede de universidades reconhecidamente qualificada. Um alto percentual da produção científica, cultural e tecnológica do país se concentra na Região Metropolitana. Sediamos hospitais de ensino e pesquisa, parques científicos e tecnológicos e um ecossistema de conhecimento referenciado em todo Brasil.
A base deste ecossistema são os talentos de nossa cidade. Temos um grande potencial para sermos uma cidade inteligente: em nossa concepção, estas são cidades que oferecem soluções inovadoras aos seus cidadãos, contribuindo para melhoria da qualidade de vida de todos. As regiões citadas como referências em conhecimento e tecnologia, como o Vale do Silício, Nova York, Londres e Paris contam com uma população altamente educada e universidades de excelência.
A recém constituída Aliança pela Inovação, reunindo UFRGS, PUCRS e Unisinos tem como visão transformar conhecimento em desenvolvimento.
A aliança é também inspirada no modelo de colaboração entre atores sociais adotado em regiões inovadoras de diversos países. No século 21, o conhecimento e, por consequência, as oportunidades estarão concentradas em regiões que ofereçam educação e infraestrutura propícias para a geração de inovações que beneficiem grandes populações. Inovar é melhorar a vida das pessoas, oferecendo educação, infraestrutura, lazer e trabalho de qualificados.
Cidades inteligentes têm de ser ágeis em suas ações, propiciando sinergia entre os atores sociais. Este é o desafio que nos propomos a vencer, através da colaboração entre todos que valorizam o conhecimento e a qualificação da vida das pessoas.